Jardim Botânico de Piracicaba

Jardim Botânico de PiracicabaJardim Botânico de PiracicabaJardim Botânico de Piracicaba

Jardim Botânico de Piracicaba





A proposta de criação do Jardim Botânico de Piracicaba (JBP) surgiu com o objetivo de conservação da biodiversidade da flora regional, especialmente das formaçõs de Floresta Estacional Semidecidual do bioma Mata Atlântica, que constituem a vegetação característica de Piracicaba.



O JBP foi criado através do Decreto nº 17.377/2018. Vinculado à  SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE DE PIRACICABA (SIMAP), exercerá suas atividades de conservação, pesquisa e educação ambiental no âmbito da administração municipal em três áreas prioritariamente.



O planejamento, a implantação e a gestão do Jardim serão exercidos pela SIMAP, cabendo as demais pastas municipais e aos Órgãos da administração indireta colaborar, conforme suas prerrogativas e atribuições, e disponibilizar servidores, técnicos, máquinas e equipamentos, quando solicitados.

Até o momento, entre as três áreas destinadas ao JBP, a Área - Santa Rita tem sido priorizada em termos de ações e investimentos por abrigar a Sede Administrativa e ser o local onde estarão disponibilizadas para visitação pública a maior parte das coleções botânicas.



A atual administração não tem medido esforços para viabilizar e implantação de novas estruturas e o fortalecimento da Instituição JBP.




Para mais informações, acesse:





Jardim Botânico de Piracicaba