Dia Mundial da Limpeza: ações recolheram cerca de 2 toneladas de resíduos no sábado, 16/09


SIMAP em AÇÃO
Secretário: Alex Gama Salvaia
A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE DE PIRACICABA (SIMAP), vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto e opções de lazer para população de nossa cidade.
DESTAQUE
20/09/2023
Dia Mundial da Limpeza: ações recolheram cerca de 2 toneladas de resíduos no sábado, 16/09
Com apoio da Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), a 6ª edição do Dia Mundial da Limpeza recolheu aproximadamente duas toneladas de resíduos no sábado, 16/09. Foram realizadas quatro ações simultâneas em diferentes locais da cidade, com o objetivo de promover o engajamento comunitário visando sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto de resíduos. No total, 30 voluntários participaram.
Os realizadores das ações desta edição do Dia Mundial da Limpeza foram a Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ipês e Palmeiras, Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, Grupo dos Escoteiros Piracicaba 165 e Pira no Plogging. A atividade ainda contou com o apoio da Piracicaba Ambiental.
De acordo com a educadora ambiental no NEA, Laís Ferraz de Camargo, de todo o recolhido, os mais recorrentes foram materiais inservíveis, materiais recicláveis, pneus, lâmpadas fluorescentes e rejeitos. "Só foi possível a coleta desses resíduos por meio da parceria das instituições e pessoas envolvidas. O evento tem esse potencial, de envolver pessoas para a limpeza e sensibilização ambiental", disse.
Os resíduos descartados de forma irregular afetam diretamente o meio ambiente, proporcionando condições para alagamentos, poluindo o solo, os rios e os lençóis freáticos. Além disso, contribui para a proliferação de animais, como ratos, baratas e escorpiões, que podem transmitir doenças para a população, afetando a saúde e qualidade de vida das pessoas.
A Prefeitura disponibiliza o Catacacareco, que recolhe móveis e outros utensílios inservíveis; basta entrar em contato pelo SIP-156 solicitando esse serviço. Para o descarte de resíduos ? materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis), existem ecopontos distribuídos pela cidade, que recebem até um metro cúbico por dia, por morador. Os endereços dos ecopontos podem ser conferidos pelo site: http://simap.piracicaba.sp.gov.br/?pag=texto&id=3.
O MOVIMENTO - O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. Na ocasião, 50 mil pessoas se reuniram no movimento naquele dia. Porém, em 2018, oficialmente ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza, nascendo, assim, a ação global. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é coordenado pelo Instituto Limpa Brasil.
16/09/2023
Do Mato ao Prato aborda alimentação saudável no Horto de Tupi no sábado, 16/09
Unindo alimentação saudável e natureza, o Horto de Tupi recebe no sábado, 16/09, mais uma edição da atividade Do Mato ao Prato, idealizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). A ação, que integra o programa Vem Pro Horto, acontece das 9h às 12h e tem entrada gratuita; a Prefeitura ainda disponibiliza ônibus gratuito para acesso ao Horto (leia abaixo).
Também são organizadores do evento o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), em parceria com o BeSeed, La Huertita, Projeto Kombinha, Chácara Brasil, Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura) e o Programa Plante Vida.
O objetivo do evento é promover o diálogo sobre a diversidade de plantas alimentícias e sua relação com a preservação da natureza e a biodiversidade. No dia serão realizadas atividades como a trilha Do Mato ao Prato, roda de conversa sobre a importância das plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e um café coletivo no final.
Outra atividade realizada durante o evento será o plantio coletivo de mudas de árvores pelo Programa Plante Vida, o qual visa plantar uma árvore para cada criança que nasce no município. As famílias e os bebês nascidos no período de junho de 2023 a agosto de 2023 estão convidados. "O Plante Vida existe há 16 anos em parceria com os três hospitais do município, Santa Casa, Fornecedores de Cana e Unimed, e é referência na cidade quanto à educação ambiental e arborização urbana. Além disso, esse plantio também comemora o Dia Mundial da Árvore, celebrado em 21 de setembro", explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA, comentou sobre a abordagem sobre as PANCs. "Esse evento é uma oportunidade ímpar para conhecer essas plantas, que podem ser introduzidas na nossa alimentação e trazer muitos benefícios".
"A expectativa é que as pessoas compartilhem novas histórias, pois é isso que gostamos, de compartilhar saberes e vivências. Cada vez mais, em cada edição, as pessoas têm trazido novas receitas para o piquenique comunitário, especialmente com as PANCs", completou Simone Dias Lantana, proprietária do BeSeed.
ÔNIBUS - Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi. Para o dia 16/09, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, com possibilidade de interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno a partir do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da TUPi (linha 221 ? Horto de Tupi): https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios.
14/09/2023
Prefeitura realiza atividades em comemoração ao Dia da Árvore
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e do Viveiro de Mudas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizará atividades entre os dias 16 e 21/09 em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21/09. Serão três ações envolvendo o plantio de mudas de árvores em conjunto com diversas pessoas e instituições. Todos os eventos têm entrada aberta ao público.
Serão plantadas mudas de pau-brasil, jaborandi, bacupari, guamirim, cereja-do-Rio-Grande, grumixama, pêssego-do-mato, entre outras.
No sábado, 16, às 10h, o Horto de Tupi recebe o programa Plante Vida: Nascemos Juntos para Viver, em conjunto com o evento Do Mato ao Prato.
Já no dia 20, quarta-feira, o plantio será no Zoo Municipal, como parte do programa Bacia Caipira, que trabalha com cerca de 90 idosos das cidades de Piracicaba, Santa Bárbara d?Oeste e São Pedro.
Encerrando as comemorações alusivas ao Dia da Árvore, na quinta-feira, 21, às 9h, o Parque do Mirante será o local a receber uma nova muda de pau-brasil.
"A Simap realiza diversas ações de plantio e educação ambiental durante todo o ano, mas essa data é especial, porque podemos fortalecer ações de sensibilização das pessoas, mostrando a importância e benefícios da arborização urbana", explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA/Simap.
DIA DA ÁRVORE - A data antecede o início da primavera no hemisfério sul e foi criada para reforçar a importância das árvores e das florestas e promover reflexão sobre o desmatamento e seus impactos ambientais.
13/09/2023
Piracicaba integra 6ª edição do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no sábado, 16/09
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), articula a participação de Piracicaba na 6ª edição do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no sábado, 16/09, a partir das 8h, com quatro ações simultâneas em diferentes locais (leia abaixo). O Dia Mundial da Limpeza é uma ação global que busca o engajamento comunitário visando promover a limpeza do planeta.
As atividades terão como objetivo a limpeza de locais públicos da cidade, assim como sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto de resíduos. Qualquer pessoa pode participar como voluntário. No ano passado, a ação recolheu quase sete toneladas de resíduos.
Os realizadores das ações são: Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ipês e Palmeiras, Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, Grupo dos Escoteiros Piracicaba 165 e Pira no Plogging.
Além dos mutirões de limpeza, o movimento também incentiva outras ações que podem ser feitas individualmente, como a limpeza Digital (limpeza dos dispositivos, e-mails e arquivos desnecessários para diminuição da emissão de CO2); a limpeza solidária, separando e doando itens que não tem mais serventia; e a limpeza mental, realizando meditação, prática de esporte, música, dança, ioga, leitura ou práticas espiritualistas.
?Piracicaba integra o mapa global do Dia Mundial da Limpeza há alguns anos e isso é bacana, pois dá escala para as ações desenvolvidas localmente. Além disso, a sensibilização promovida por meio das atividades é fundamental para que as pessoas compreendam a importância do descarte correto dos resíduos e do consumo consciente? explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA/Simap.
O MOVIMENTO ? O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let?s Do It World, une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. Na ocasião, 50 mil pessoas se reuniram no movimento naquele dia. Porém, em 2018, oficialmente ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza, nascendo, assim, a ação global. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é coordenado pelo Instituto Limpa Brasil.
PROGRAMAÇÃO ? Confira os locais de encontro de todas as ações:
8h: Avenida 31 de Março, 2.283, Pauliceia
8h30: Centro Comunitário do Santa Rosa (rua Rifânia, s/n)
8h30: Rotatória da avenida Manoel Lopes Alarcon, Santa Rosa
9h: Arredores do Condomínio Novitá (rua Manoel Ferraz de Arruda Campos, 341, Bairro Alto)
12/09/2023
Corte de mato: 18 novas vans são adquiridas para ampliação dos serviços na cidade
Para melhorar e ampliar o alcance e a prestação de serviços de corte de mato, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), apresentou hoje, 12/09, em conjunto com a Ecoterra, 18 novas vans. Os veículos serão para transportar as equipes operacionais, que também tiveram um aumento de 40% do pessoal. A apresentação aconteceu em frente ao Centro Cívico.
O titular da Simap, Alex Gama Salvaia, salientou que o novo contrato de corte de mato, que já está em vigência, é superior em comparação ao contrato anterior. "Este novo contrato praticamente dobrou os recursos para prestação dos serviços, em comparação ao contrato anterior, o que vai garantir um impacto positivo no corte de mato na cidade", disse.
"As vans serão destinadas para transporte das equipes, mas também disponibilizaremos mais equipamentos e veículos, como tratores agrícolas e caminhões, além do aumento de cerca de 40% no número de pessoas trabalhando", acrescentou Thiago Christofoletti, CEO da Ecoterra.
O diretor da empresa, Hebert Pereira, ainda reforçou que o objetivo é ampliar o atendimento dos serviços na cidade. "Agora poderemos ampliar o alcance, oferecendo manutenção melhorada, garantindo uma cidade limpa, bonita e agradável", completou.
ESPECIFICAÇÕES - Dentre os serviços contemplados, por ano, no novo contrato, a roçagem de áreas verdes públicas urbanas inclui 41,7 milhões de m2. Já a manutenção de jardins em próprios públicos verdes viários, parques e praças, vai atender 22,8 milhões de m2. A roçagem de campos de futebol terá 2,4 milhões de m2 a serem executados e a capinação manual de vias e logradouros públicos será em 2,4 milhões de m2.
11/09/2023
GMEA encerra biênio e apresenta principais ações realizadas para o Plano de Educação Ambiental
O GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) realizou sua última reunião em agosto, apresentando as principais ações do colegiado, encerrando o biênio 2021/2023. O encontro aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (NEA/Simap), localizado no Parque do Mirante.
O GMEA é um colegiado composto por representantes do poder público e da sociedade civil, criado a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei municipal nº 6.922/2010, regulamentada pelo Decreto nº 14.611/2012).
Durante a reunião, foram apresentadas as principais ações realizadas pelo Grupo no período da gestão (2021 a 2023), relacionadas à implementação do Plano Municipal de Educação Ambiental (Decreto Municipal nº18.491/2020), tendo em vista que o ano de 2023 figura como último ano para implementação das ações de curto prazo, previstas no documento.
Após a apresentação, os membros dialogaram sobre as atividades realizadas, levantando sugestões para o próximo biênio.
"As ações realizadas foram orientadas pelo Plano Municipal de Educação Ambiental, instrumento de política pública fundamental para avançarmos juntos na direção de um município educador mais sustentável. Agradecemos a todos que contribuíram com o trabalho realizado pelo Grupo durante a gestão", ressaltou Kelly Monaco Coletti, assessora do GMEA.
AÇÕES E PROJETOS - O Grupo realizou o mapeamento de iniciativas de educação ambiental e identificou 94 atores sociais no território. Como desdobramento, foi realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o evento Conexões de Educação Ambiental: integrando ações para um município mais sustentável. A atividade contou com cerca de 120 participantes e apresentou iniciativas de educação ambiental realizadas pela Casa do Hip Hop, Escola Municipal Elizabeth Consolmagno Cruz e Oji Papéis.
No âmbito dos projetos realizados, foram destacados o Revira, Ecoar e Rota dos Resíduos. O projeto Revira, com foco na região sudoeste de Piracicaba, envolveu ações formativas, comunicativas e intervenções para conscientizar a população do território e divulgar os serviços municipais relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos. Já o Projeto Ecoar teve duas edições, que resultaram na formação de cerca de 80 educadores ambientais. O Rota dos Resíduos teve seu início em março de 2023 e, a partir de parceria com a Esalq/USP e com a empresa Piracicaba Ambiental, realizou 23 visitas educativas sobre consumo consciente e resíduos sólidos e atendeu, diretamente, 759 pessoas, entre professores e estudantes da rede pública municipal e estadual, conselheiros municipais e demais representantes de grupos e instituições públicas e privadas.
Com relação aos projetos realizados em parceria, destacaram-se o projeto Vivências em Educação Ambiental (USP Recicla/GMEA/SME), o programa EducaTrilha na Escola (Simap/IPA/GMEA/outros) e o projeto Diagnóstico de Resíduos Rurais (USP Recicla/GMEA/SME/Sema/outros).
Ainda em atendimento ao Plano Municipal de Educação Ambiental, o GMEA tem contribuído, junto a parceiros, com a elaboração do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Ibicatu, unidade de conservação estadual localizada no município de Piracicaba.
30/08/2023
Terceira edição do Domingo Animal acontece no domingo, 03/09
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza neste domingo, 03/09, das 8h às 12h, a terceira edição do Domingo Animal, no Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA). O evento é aberto ao público; haverá cãominhada com os cães do Departamento que estão disponíveis para adoção. Atualmente, 50 cães e 60 gatos vivem no espaço.
O objetivo da ação é aproximar a população do DBEA e incentivar a adoção responsável de animais, além de orientar sobre a importância da castração.
Além da cãominhada, uma equipe do DBEA estará no local durante a ação para atender os interessados em adotar. É necessário apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência; o interessado ainda passará por um processo de avaliação, antes de efetivar a adoção. Não será liberada a entrada de animais de fora do canil.
Para adoção de cães e gatos fora do evento, é necessário entrar em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para análise de posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.
Agendamento de castrações devem ser feitas no site https://aspa.piracicaba.sp.gov.br/web/. Vale lembrar que denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo SIP-156 ou pelo 153.
O Departamento de Bem-Estar Animal fica na rua dos Marins, s/n, no bairro Jupiá.
28/08/2023
Cemitério da Saudade recebe roteiro noturno gratuito na sexta-feira, 1º/09
Na próxima sexta-feira, dia 1º/09, acontece no Cemitério da Saudade o roteiro noturno gratuito de contação de histórias e lendas Saudade e Suas Vozes. Serão duas turmas, de 80 vagas cada, às 19h e às 20h45. As inscrições estarão disponíveis a partir de quarta-feira, 30/08, às 19h, pelo site: https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes. A realização é do grupo criativo O que Te Assombra e da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com apoio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba).
Durante a caminhada pelo cemitério, as lendas são contadas pelo compositor e contador de histórias Thiago Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o local.
Entre as histórias explanadas estão as dos túmulos de Prudente de Moraes, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. As lendas também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).
"Em todos os roteiros que realizamos no cemitério, sempre nos surpreende o interesse da população em participar. A repercussão é sempre muito positiva e nosso intuito é oferecer cada vez mais atividades como esta, valorizando um espaço do nosso município que é riquíssimo em história e apresentando-o de uma perspectiva diferente", comentou Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.
Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais (devidamente inscritos) não precisam se inscrever. Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade. Em caso de chuva, o passeio será reagendado e brevemente informada nova data por meio das redes sociais da Prefeitura.
SERVIÇO - Roteiro noturno gratuito Saudade e Suas Vozes. Dia 1/09, às 19h e 20h45, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). Inscrições estarão disponíveis a partir do dia 30/08, quarta-feira, às 19h, pelo site: https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes. Mais informações: (19) 3403-1356.
25/08/2023
Parque dos Eucaliptos recebe amanhã, 26/08, a 4ª edição do Pira nos Bairros
A Prefeitura de Piracicaba realiza amanhã, 26/08, a quarta edição do Pira nos Bairros. A ação será na Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghese, no bairro Parque dos Eucaliptos, das 9h às 13h. O evento é aberto ao público e todas as atividades são gratuitas.
O Pira nos Bairros é uma iniciativa que reúne, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais.
Amanhã, a Secretaria Municipal de Educação (SME) estará presente realizando uma cerimônia especial para a entrega da revitalização da EM Professora Edilene Marli Borghese.
Além disso, a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) fará atualização do Cadastro Único/ Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ? SCFV e passará informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.
Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo e sobre MEI (Microempreendedor individual), e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga EMDHAP, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida.
SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com vacinas disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa).
PET - Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante, e vacinação contra a raiva para cães e gatos.
ARTE E ESPORTES - Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferecerá apresentação musical do grupo Mississipi Jazz Band, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e recreação.
MAIS - As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e apresentação do Canil da GCM, respectivamente. Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção; também haverá atendimento do Procon. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.
SERVIÇO - Pira nos Bairros. Amanhã, sábado, 26/08. Das 9h às 13h, no bairro Parque dos Eucaliptos, na Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghese (avenida Thales Castanho de Andrade, 1.600). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-1230.
25/08/2023
Horto de Tupi recebe espetáculo de dança no sábado, 26/08
A Prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e da Ação Cultural (Semac), promove no sábado, 26/08, no Horto de Tupi, o evento Dança no Horto, em parceria com a Companhia Estável de Dança de Piracicaba (Cedan), Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo (IPA), Fundação Florestal e Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq). A ação, que integra o programa Vem Pro Horto, é aberta ao público e terá ônibus gratuito (leia abaixo).
Denominada Cedan Con'vida, a atividade contará com diversos grupos de dança, que realizarão intervenções artísticas em um palco montado especialmente para a ocasião, apresentando diversos estilos, do contemporâneo, k-pop e dança do ventre ao balé clássico e jazz. O público terá ainda a oportunidade de interagir com as atrações do dia.
Camila Pupa de Freitas, maitre de balé e diretora artística da Cedan, destaca a integração entre arte e natureza. "Trazer o Cedan Con?vida para o Horto Florestal é unir a arte da dança à natureza, proporcionando aos bailarinos e ao público a vivência de uma experiência sensorial e emocionante", diz.
"Proporcionar espetáculos artísticos no Horto de Tupi é uma importante oportunidade de aproximar as pessoas da arte, cultura e da natureza, criando outros olhares sobre as belezas naturais presentes na unidade e da própria relação das pessoas com o espaço", acrescenta o educador ambiental da Simap, Bruno Fernandes.
Para Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA, o evento complementa a agenda educacional e ambiental do programa Vem Pro Horto. "Este ano, além dos eventos voltados às temáticas ambientais, buscamos trazer ao Vem pro Horto também atividades artísticas, entendendo que a arte e o meio ambiente andam juntos. A realização dessa ação é muito importante nesse processo e temos certeza de que será uma manhã memorável, com lindas apresentações", completou.
15 ANOS - A Cedan completa 15 anos em 2023 e, para comemorar, a Cia. fará uma apresentação especial do espetáculo Cedan Con'Vida no dia 31/08, quinta-feira, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro do Engenho). A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos será 1h antes do espetáculo.
ÔNIBUS - Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e TUPi Transporte. Para o dia 26/08, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, com possibilidade de os interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno a partir do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da TUPi (linha 221 ? Horto de Tupi): https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios.
17/08/2023
Horto de Tupi realiza o evento O Horto é Nosso no sábado, 19/08
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Fundação Florestal (FF), realizam no sábado, 19/08, das 9h às 12h, o evento O Horto é Nosso 2, que contará com oficinas, exposição e trilha sensorial. A ação, que integra o programa Vem Pro Horto, é aberta ao público e terá ônibus gratuito (leia abaixo).
Entre as atividades, haverá trilha sensorial, oficina de libras, exposição de plantas medicinais com o pajé, vivências de yoga, jogo da biodiversidade, oficina musical, oficina de boneco de graveto e oficina de tintas naturais.
Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap, reforça a importância da atividade. "O evento trará uma importante diversidade, criando as conexões entre iniciativas do poder público, universidade e terceiro setor, buscando visibilizar a inclusão social de pessoas com deficiência, especialmente com a garantia do acesso à natureza e bem-estar que o Horto pode proporcionar", diz.
"Esse evento será um momento de celebrar a diversidade no Horto, de modo que juntará instituições e grupos que doarão seu tempo e habilidades para fazer pessoas de todas as idades sorrirem, aprenderem e se divertirem, com atividades inclusivas e prazerosas", acrescenta Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA.
O evento conta ainda com parceria da Associação Pais Amigos Surdos Piracicaba (Apaspi), Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura), Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), Pajé Rosivaldo ? Terapia Medicina da Floresta, Laboratório de Educação e Política Ambiental ? Oca (por meio da Casa do Bem Viver e Raízes de Tupi), Projeto Corredor Caipira, Espaço PIPA, Centro de Reabilitação de Piracicaba e da Associação de Surdos Libras Piracicaba (Assupira)
ÔNIBUS - Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e TUPi Transporte. Para o dia 19/08, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, com possibilidade de os interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno a partir do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da TUPi (linha 221 ? Horto de Tupi): https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios.
15/08/2023
Força-tarefa da Prefeitura trabalha para minimizar efeitos da chuva do último sábado, 12/08
Força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran), de Obras e Zeladoria (Semozel) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), atua para minimizar os efeitos causados em decorrência da chuva e dos fortes ventos na tarde do último sábado, 12/08, que atingiu diversas regiões da cidade. As equipes estão atuando com desobstrução de vias com retirada de árvores e galhos caídos, além de varrição das ruas e espaços públicos. A Simap registrou ocorrência de 67 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até a manhã de hoje, 14/08.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), emitiu relatório registrando a ocorrência de precipitação pluviométrica de forte intensidade, acompanhada de rajadas de vento, além de queda de granizo nas regiões dos bairros Pauliceia, Dois Córregos, Nova Iguaçu, Jaraguá e Vila Independência. De acordo com o relatório, não houve transbordamento de córregos, porém algumas vias ficaram temporariamente alagadas. Também não foram registradas vítimas.
A Defesa Civil de Piracicaba informou que os ventos atingiram 93km/h e o acúmulo de chuva foi de 14,3mm.
Em pontos onde foram registradas quedas sobre fiação da rede elétrica, causando interrupção no fornecimento, a CPFL foi acionada para restabelecimento da energia elétrica. A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.
Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.
10/08/2023
Dia dos Pais: 10 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais
Dez mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais da Saudade, Vila Rezende e do distrito de Ibitiruna, por ocasião do Dia dos Pais, comemorado no domingo, 13/8. O maior movimento deve ser registrado no domingo, 13/8. A data só perde para o Dia das Mães e de Finados, em volume de visitas.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), o horário de funcionamento no domingo será das 7h às 18h e não haverá missa. No Cemitério da Saudade todos os portões estarão abertos para facilitar o acesso das pessoas. Além do portão principal serão abertos os portões que ficam na avenida Independência, 2.200 e 2.400, o da rua Dr. Coriolano Ferraz, 343, e o da avenida Piracicamirim, 2.201, este para acesso de cadeirantes.
O acesso para o cemitério da Vila Rezende é pela avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera, e o do Cemitério de Ibitiruna pela Estrada Carlos Augusto da Silveira.
A Prefeitura preparou os equipamentos para receber os visitantes com melhorias, como corte de mato. Limpeza e colocação de flores nos jazigos estão liberadas no Dia dos Pais, com exceção de reforma e pintura dos mesmos.
DENGUE - As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, realiza ação de orientação contra a dengue no Cemitério da Saudade, no domingo, 13/08, Dia dos Pais. A intenção é enfatizar a importância de evitar criadouros do mosquito e mostrar que a prevenção é a melhor forma de combater o Aedes aegypti.
O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes. "No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequeno insetos, principalmente baratas, por isso, realizamos esta ação nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está em nossa rotina fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação", disse.
Outras secretarias também estarão atentas para que tudo corra bem nessa data especial. Como é o caso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que atuará para que o comércio ambulante ocorra de forma disciplinada. De um total de 11 pontos, seis ambulantes estarão autorizados a trabalhar no entorno do Cemitério da Saudade e cinco no da Vila Rezende. Nesses locais serão vendidas flores naturais e artificiais. A responsabilidade pela fiscalização nesses locais, que terá início no sábado, 12/8, é da Guarda Civil, com apoio da Semdettur.
Os agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) atuarão para coordenar o tráfego de pedestres e veículos nos cemitérios, com atenção especial na travessa do Cemitério da Saudade, local onde concentra maior fluxo de veículos e pedestres.
O Semae instalará amanhã, sexta-feira, 11/8, dois bebedouros de água, sendo um no Cemitério da Saudade e outro no Cemitério da Vila Rezende.
08/08/2023
Prefeitura realiza manutenção em quadras da Área de Lazer do Trabalhador
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), iniciou hoje, terça-feira, 08/08, serviços de manutenção e revitalização em duas quadras poliesportivas da Área de Lazer do Trabalhador Antonio Geraldin, na avenida Jaime Pereira, s/n, região da Rua do Porto.
As equipes da Selam realizaram a troca das tabelas das duas quadras e fez a demarcação das linhas com nova pintura em umas delas. Os serviços de demarcação das linhas com nova pintura seguem nesta semana na outra quadra. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Maio Ambiente (Simap) realizou a recuperação de bancos de madeira existentes ao lado das quadras.
MAIS OBRAS ? A Prefeitura também vai reformar os vestiários da Área de Lazer do Trabalhador. Com orçamento previsto de R$ 211 mil, a reforma vai contemplar cobertura, forro, revestimentos, piso, pintura, adequações elétricas e hidráulicas (incluindo instalação de chuveiro e vaso sanitário), construção de banco de alvenaria e calçada.
A Área de Lazer do Trabalhador Antonio Geraldin foi inaugurada em janeiro de 1976 e conta com quatro quadras poliesportivas iluminadas, campo de futebol oficial, dois vestiários, quadra de areia, campo de gateball e pista de skate.
Palavras-chave: pintura, quadra, lazer
07/08/2023
Prefeitura homologa licitação de revitalização de áreas públicas em três bairros de Piracicaba
A Prefeitura, por meio da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), homologou a licitação 20/2023, modalidade concorrência, para obras de revitalização em áreas públicas nos bairros Itapuã, Tupi e Monte Feliz.
A empresa vencedora foi a Coname Engenharia Ltda., com valor de R$ 149.727,32. As obras contemplam construção de passeio em concreto, rampas de acessibilidade, iluminação em LED, plantio de grama e instalação de bancos e lixeiras em área localizada na rua Professora Josefina Japur Sachs, no bairro Monte Feliz.
Em Tupi, os serviços serão feitos na praça Marcelino Boareto e incluem plantio de grama, instalação de bancos e lixeiras e construção de base em concreto para academia.
No Itapuã, três áreas serão atendidas com iluminação em LED, passeio em concreto, plantio de grama, bancos e lixeiras, sendo elas nas ruas Sebastião Ferraz de Barros, José Alcântara Machado de Oliveira e Breno Ferraz do Amaral.
As obras terão início após a apresentação da documentação pela empresa, assinatura do contrato e posterior emissão da Ordem de Serviço.
01/08/2023
Zoo Municipal comemora 52 anos com programação especial
Para celebrar seus 52 anos, que serão completados neste 1º/08, o Zoológico Municipal preparou uma programação especial. Serão dois dias de atividades amanhã e no sábado, 05/08, com o objetivo de potencializar o papel educativo do Zoo, por meio de oficina para ambientação de recintos, enriquecimento ambiental, exposição de animais taxidermizados, entre outras atrações.
Hoje, 1º, das 8h às 11h, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza uma oficina de tinta de terra para ambientar o recinto do furão. Serão 25 participantes, inscritos previamente, que vão aprender sobre a importância da ambientação, além de colocar a mão na massa, fazendo a tinta e pintando o recinto. "A tinta de terra é uma opção sustentável para pinturas de ambientes e muito fácil de fazer. Além disso, utilizá-la no design de recintos confere um papel natural para o espaço, além de não fazer mal ao animal", explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA.
No período da tarde, haverá uma intervenção educativa em frente ao recinto dos quatis, com a realização de diversas atividades, como enriquecimento alimentar com o animal, decoração temática do espaço e plantio de mudas de árvores nativas.
Já no sábado, 05, das 9h às 16h, o Quiosque do NEA no Paraíso das Crianças recebe diversas atividades. O destaque é uma exposição fotográfica sobre a história do Zoo, denominada Baú de Recordações: Conhecendo a História do Zoo, e a exposição de animais taxidermizados, as quais terão por objetivo resgatar a história do espaço e sensibilizar os participantes sobre a sua importância e funções.
Para Marianna Ricciardi Curi, diretora do Zoológico, essa data é importante, pois reforça a relevância dos zoológicos para a conservação da fauna silvestre. "O Zoo de Piracicaba, com mais de 50 anos de existência, tem relevante importância nacional junto aos zoológicos do Brasil, inclusive participando em programas de reprodução e reintrodução de espécies", conclui.
O ZOO - Desde a década de 1960, o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), doutor Edmar José Kiehl, membro do Lions Clube de Piracicaba - Centro, junto aos demais Lions Clube e Rotary Clube de Piracicaba, planejavam voluntariamente construir um zoológico na cidade. Em 1969, se iniciaram as obras em um terreno da USP, pertencente ao Governo do Estado, terras que, em 1973, foram cedidas para a Prefeitura de Piracicaba. Foi, então, inaugurado em 1º de agosto de 1971, com o nome de Zoológico de Piracicaba, contando com a administração do Dr. Kiehl até abril de 1979.
Passou por uma grande reestruturação e foi reinaugurado em 1º de maio de 2007, atendendo as normas Técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e dos Recursos Naturais Renováveis, contando ainda com uma nova infraestrutura de apoio.
Os principais objetivos do Zoológico Municipal são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a educação ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentivo às práticas de conservação da natureza.
Os animais que estão no Zoo são provenientes de resgate de tráfico de animais, animais que sofreram acidentes e não puderam retornar à natureza ? como a loba-guará Roama, que não tem uma das patas ?, animais nascidos em cativeiro e que fazem parte de planos de manejo ? como o tamanduá-bandeira.
01/08/2023
Zoo Municipal recebe oficina de tinta de terra; inscrições estão abertas
O Zoológico Municipal recebe na próxima terça-feira, 1º/08, das 8h às 11h, uma oficina de tinta de terra para ambientar o recinto do furão. A entrada é gratuita e podem participar pessoas a partir dos sete anos. As inscrições podem ser feitas até a segunda-feira, 31/07, acessando o link: https://bit.ly/oficinazoo. A realização é da Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).
A atividade tem por objetivo iniciar a programação de aniversário do Zoológico, que é celebrado no dia 1º/08, e sensibilizar os participantes sobre a importância da ambientação dos recintos com o uso de elementos naturais.
Os participantes poderão aprender sobre a ambientação, além de colocar a mão na massa, produzindo a tinta e pintando o recinto.
"A tinta de terra é uma opção sustentável para pinturas de ambientes e muito fácil de fazer. Além disso, utilizá-la no design de recintos, confere um papel natural para o espaço, além de não fazer mal ao animal", explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap.
A inscrição para a oficina é individual. Em caso de participação de mais uma pessoa por família, o responsável pela inscrição deve preencher o link separadamente.
28/07/2023
1ª Expo ESG tem início no Engenho Central
A 1ª Expo ESG, que conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, teve início na manhã de hoje, 27/07, no Engenho Central. A cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Erotídes de Campos e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Salvaia.
Também compuseram a mesa de abertura: vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal; José Ricardo Fernandes, presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa; e o professor Edson Barbero, representando a Fundação Instituto de Administração.
Em seu pronunciamento, Luciano Almeida destacou o ineditismo da realização de um evento voltado integralmente para as premissas do ESG. "É um evento diferente, novo, algo desafiador, na minha visão, por ser justamente uma iniciativa a pioneira. E essa vanguarda nos traz a expectativa de que esse evento, de fato, se consolide. Nós precisamos mudar as coisas e essa mudança começa com cada um de nós. O ESG é uma realidade, porém, não era discutido no universo público, mas o setor público também tem responsabilidade nesse processo", salientou. Após a abertura, o prefeito visitou todo o espaço do evento e os estandes dos expositores.
"Idealizamos esse projeto no final de 2021, passamos pela capacitação, que formou mais de 200 pessoas, e agora participamos de mais essa etapa, que mostra a movimentação da estrutura da nossa cidade, que não mediu esforços para que esse evento acontecesse, com o intuito de difundir a cultura ESG", complementou o titular da Simap, Alex Salvaia.
O presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa, que é a entidade realizadora da 1ª Expo ESG, reforçou a importância da união do poder público, inciativa privada e sociedade para desenvolver os processos de ESG. "Este é o primeiro evento de muitos que vão nascer, é um marco que está unindo o setor público, a iniciativa privada e a sociedade nesse espírito de compartilhar conhecimento, para que a gente prospere nesse toma tão relevante", disse.
"Tenho muito prazer em participar desse projeto, dentro dessa lógica de aproximação entre academia, sociedade, empresa e poder público, além da aliança das empresas organizadas em prol dos aspectos ambientais, sociais e de governança", acrescentou o professor Edson Barbero.
"Piracicaba tem um legado forte de meio ambiente e, enquanto poder público, devemos contribuir", completou o vereador Gustavo Pompeo.
Após a abertura oficial do evento, a primeira palestra do dia ficou por conta da jornalista, que atua com sustentabilidade, Sônia Consiglio, que abordou o tema ESG: Uma Ideia Cujo Tempo Chegou.
A 1ª Expo ESG continua amanhã, a partir das 8h30, no Engenho Central, e segue até o dia 29, quando acontece a segunda edição da Corrida ESG. Dentro dos mais de 30 palestrantes e expositores, a Prefeitura de Piracicaba terá um estande para divulgar os projetos e programas desenvolvidos pela administração.
O objetivo é a apresentação de cases, estratégias e ideias dentro do escopo de meio ambiente, social e de governança. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente). A programação completa pode ser conferida no site esgpiracicaba.com.br.
Entre as principais apresentações de amanhã, estão Alexandre Di Miceli discutirá sobre Os Desafios da Ética Empresarial no Século XXI; Onara Lima e Natalia Rentería abordarão Mudanças Climáticas, Descarbonização e o Papel das Empresas; outro destaque será Denise Hills, com o tema ODSs e a Inovação para o Século XXI.
Dia 29 o evento será encerrado com 2ª Corrida ESG e com a uma ação em prol dos animais, organizado pela vereadora Alessandra Bellucci, que contará com vacinação contra raiva, vacinação V8 e Tríplice, doação de filhotes, brinquedos infláveis para as crianças, agendamento para castração, cadastro do cartão Pira Cidadão, food trucks e sorteio de brindes. As inscrições para a corrida já estão esgotadas.
Ao todo, serão mais de 24 horas de conteúdo focado no ESG, para apresentar, compartilhar e estimular a criação de projetos voltados às premissas do ESG.
A 1ª Expo ESG Piracicaba tem organização da Manifesta Eventos, com apoios da Prefeitura, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi, Chelso Sports, Egrégora, ERT, Parque Tecnológico e Pecege - MBA USP. A curadoria é da Fundação Instituto de Administração e a realização é do Instituto Americano de Conformidade Corporativa.
24/07/2023
Animaférias no Zoo: educação ambiental para a preservação da fauna
O Zoo Municipal recebeu na última semana, entre os dias 18 e 21/07, mais uma edição do Animaférias, programa idealizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). As atividades do Animaférias são destinadas a crianças de sete a dez anos e têm o objetivo de apresentar e destacar o papel dos zoológicos na preservação da fauna.
No primeiro dia, na terça-feira, 18/07, as crianças participaram de uma visita monitorada aos bastidores, na qual puderam conhecer como o Zoo funciona, acompanhando o trabalho dos funcionários na cozinha e na sala veterinária. O segundo dia foi dedicado ao enriquecimento ambiental, que são intervenções no ambiente do recinto, proporcionando distrações e estímulos físicos e de raciocínio para melhor qualidade de vida dos animais, por meio de objetos produzidos pelas crianças em conjunto com a equipe técnica do NEA.
Na quinta-feira, 20/07, foi a vez do Profissão Repórter, brincadeira na qual os participantes puderam entrevistar os funcionários do Zoo, colocando em prática seus aprendizados e conhecendo ainda mais sobre a função do espaço.
Por fim, o último dia contou com duas atividades: Onça-parda Sem Floresta e Horta do Zoo. A primeira brincadeira foi um teatro, no qual as crianças participaram enquanto elementos do meio ambiente, como animais, árvores e rios. A história da encenação contemplava uma floresta sadia que enfrentava as ações humanas, como queimadas e desmatamento. O objetivo foi que as crianças conseguissem aprender, de forma lúdica, sobre desmatamento e desfragmentação das matas, compreendendo o quanto a degradação da floresta impacta no meio ambiente como um todo. Já a Horta do Zoo buscou integrar as famílias das crianças, que trouxeram mudas de plantas que foram plantadas no Zoológico Municipal. A ação buscou também fomentar o cultivo do próprio alimento, além de destacar as funções de cada planta.
"Essa edição do Animaférias teve como slogan Somos Todos Amigos dos Bichos, para tratarmos de assuntos importantes para o zoológico, como bem-estar animal, conservação da fauna silvestre e da biodiversidade, além da importância do Zoológico de Piracicaba. As crianças passaram uma semana conosco interagindo com a rotina do espaço. Os destaques dessa edição foram a visita aos bastidores do Zoo e a implantação de uma horta, com ajuda dos participantes", contou a educadora ambiental da Simap, Laís Ferraz de Camargo.
O PROGRAMA - O Animaférias faz parte do PREÁ ? Programa de Educação Ambiental do Zoo, o qual visa estimular a percepção das crianças em relação ao meio em que vivem e contribuir para a formação de uma consciência de que todos os seres fazem parte de uma mesma natureza.
As edições do Animaférias acontecem duas vezes por ano, em janeiro e em julho, meses de férias escolares. As inscrições são limitadas a 25 participantes, que devem se inscrever previamente - o grupo participa diariamente de todas as atividades.
24/07/2023
1ª Expo ESG terá mais de 30 palestrantes e expositores
A 1ª Expo ESG Piracicaba, que será realizada no Engenho Central de 27 a 29/07, terá mais de 30 palestrantes e expositores, que apresentarão cases e discutirão estratégias e ideias dentro do escopo de meio ambiental, social e de governança. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), e segue com as inscrições, gratuitas, abertas pelo site esgpiracicaba.com.br, onde consta a programação completa da expo e o quadro de palestrantes.
Entre as principais apresentações do dia 27, estão Sônia Consiglio, na abertura da expo, que vai abordar o tema ESG: Uma Ideia Cujo Tempo Chegou; Edson Barbero, com a palestra ESG: O Que Está na Pauta?; e Bruno Aranha, que falará sobre Mercado de Carbono e Finanças Sustentáveis.
No dia 28, Alexandre Di Miceli discutirá sobre Os Desafios da Ética Empresarial no Século XXI; Onara Lima e Natalia Rentería abordarão Mudanças Climáticas, Descarbonização e o Papel das Empresas; outro destaque será Denise Hills, com o tema ODSs e a Inovação para o Século XXI.
Dia 29 o evento será encerrado com 2ª Corrida ESG e com a uma ação em prol dos animais, organizado pela vereadora Alessandra Bellucci, que contará com vacinação contra raiva, vacinação V8 e Tríplice, doação de filhotes, brinquedos infláveis para as crianças, agendamento para castração, cadastro do cartão Pira Cidadão, food trucks e sorteio de brindes. As inscrições para a corrida já estão esgotadas.
Ao todo, serão mais de 24 horas de conteúdo focado no ESG. O intuito do evento é apresentar, compartilhar e estimular a criação de projetos voltados às premissas do ESG.
A 1ª Expo ESG Piracicaba tem organização da Manifesta Eventos, com apoios da Prefeitura, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi, Chelso Sports, Egrégora, ERT, Parque Tecnológico e Pecege - MBA USP, . A curadoria é da Fundação Instituto de Administração e a realização é do Instituto Americano de Conformidade Corporativa.
23/06/2023
Programa de capacitação em ESG de Piracicaba desperta interesse em nível nacional
O prefeito Luciano Almeida e o titular da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, foram recebidos, no início deste mês, pelo senador Rogério Carvalho (PT- Sergipe), primeiro-secretário da mesa diretora do Senado Federal. O encontro, que aconteceu em Brasília, teve como pauta o projeto piracicabano de capacitação em ESG.
O programa durou cerca de oito meses e teve a formatura das primeiras turmas no último dia 26/05. O senador demonstrou ser um grande apoiador do projeto, o primeiro no âmbito que se tem notícia. "Foi um momento de aproximação do Governo Municipal com o Governo Federal, sendo que o senador colocou seu gabinete à disposição para auxiliar nos assuntos envolvendo oportunidades de parceria", contou Salvaia.
Foram abordados diversos novos projetos que o Governo Federal deve lançar, além de detalhes importantes para que a Prefeitura de Piracicaba seja inserida nesses eventos.
ARAÇUAÍ - A Prefeitura do município de Araçuaí, em Minas Gerais, enviou ofício à Simap manifestando interesse, salientando que deseja conhecer o programa e, possivelmente, estabelecer um acordo de cooperação técnica para que a capacitação seja aplicada também na cidade mineira.
"Esse interesse demonstra que o programa de capacitação é inovador e tem muito potencial. Nossa ideia é tornar o poder público como um indutor dessa ideia, tornar Piracicaba uma referência e congregar toda a sociedade a absorver a cultura ESG. Diante disso, objetivamos que esse programa resulte naturalmente em outras iniciativas em Piracicaba e em todo o país, provocando as empresas a discutir os problemas, dificuldades, oportunidades dentro da premissa ESG", declarou Salvaia.
23/06/2023
Zoo Municipal inicia Operação Inverno para manter animais bem aquecidos
Para manter os animais do Zoo Municipal bem aquecidos durante o inverno, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), está tomando cuidados especiais. Os recintos estão sendo adequados para beneficiar a proteção térmica durante os dias mais frios e a alimentação foi amplamente reforçada.
Os recintos das aves estão recebendo cobertura extra com lonas, além de folhas e podas das árvores, o que permite maior abertura para entrada dos raios solares. Nos ambientes dos répteis, como os jabutis e as cobras, serragem no chão, como forma de manter o solo aquecido e lâmpadas. "A instalação de lâmpadas melhora o aquecimento dos recintos dos répteis, que são animais de sangue frio e, por isso, necessitam cuidados maiores durante o inverno, porque não conseguem manter a temperatura interna estável por muito tempo", explicou a educadora ambiental da Simap, Laís Ferraz de Camargo.
Os tratadores do Zoo também estão construindo casinhas de madeira para as aves e os mamíferos. Também há tratamento separado para animais idosos e filhotes resgatados, que ficam em ambientes separados, com cobertores.
E além das estruturas, a alimentação de todos os 230 animais que vivem no Zoo foi reforçada. "Fazemos sopa com legumes e vegetais e acrescentamos carne para os ovíparos. Também colocamos suplementos vitamínicos e usamos alimentos ricos em gordura, como abacate, manga e amendoim. É um enriquecimento alimentar que ajuda muito na proteção dos animais contra o frio", ressalta a médica veterinária do Zoo, Marianna Ricciardi Curi.
CONSERVAÇÃO - Os principais objetivos do Zoológico Municipal são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a educação ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentivo às práticas de conservação da natureza.
Os animais que estão no Zoo são provenientes de resgate de tráfico de animais, animais que sofreram acidentes e não puderam retornar à natureza - como a loba-guará Roama, que não tem uma das patas ?, animais nascidos em cativeiro e que fazem parte de planos de manejo ? como o tamanduá-bandeira.
SERVIÇO - O Zoológico Municipal de Piracicaba fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Telefone: (19) 3421-3425.
22/06/2023
Simap vai plantar 10 mil mudas de árvores nativas durante os meses de junho e julho
Como forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05/06, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) vai plantar 10 mil mudas de árvores nativas durante os meses de junho e julho. Ao todo, 18 bairros serão beneficiados.
De acordo com Robson Willians da Costa Silva, engenheiro ambiental responsável pelo Setor de Arborização Urbana da Sedema, as espécies escolhidas para o plantio são: Ipês roxos, rosa, branco e amarelo, aldrago, cereja-do-Rio-Grande, farinha-seca, ingá, magnólia, jacarandá, pau-mulato, pau-marfim, entre outras.
O propósito da ação, além de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, é tornar Piracicaba uma cidade mais verde. "Nosso objetivo é plantar mais do que suprimir e podar. Entendemos a necessidade do manejo arbóreo na zona urbana, mas temos um déficit de plantio que vem de anos. Por isso, queremos diminuir esse déficit e temos esse plano para tornar Piracicaba uma cidade mais verde, aumentando a floresta urbana, criando bolsões verdes e corredores ecológicos. O Plano Municipal de Arborização nos mostrou que algumas regiões da cidade, que contam com áreas verdes e Áreas de Proteção Permanentes (APPs), estão dentro desse déficit e, assim, escolhemos esses bairros como prioridades", explica Silva.
Os bairros que receberão o plantio são Santa Rita, Nova Piracicaba, Cecap, Campos do Conde, Sol Nascente II, Jardim Tomazella, Altos da Boa Vista, Santa Teresinha, Tupi, Monte Feliz, Água Branca, Santa Fé, Jardim Colina Verde, São Francisco, Unileste, Maracanã, Piracicamirim, Jardim São Mateus e Serra Verde.
22/06/2023
Programa de educação ambiental de Ibicatu começa a ganhar forma após oficina
Em oficina realizada na última segunda-feira, 19/06, representantes da Prefeitura de Piracicaba, professores, técnicos e especialistas de instituições de ensino, de ONGs, entidades de classe e membros da sociedade civil discutiram e definiram diretrizes para o desenvolvimento do programa de educação ambiental para a Unidade de Conservação Estação Ecológica Ibicatu (EEI).O evento aconteceu na biblioteca da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
A atividade foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Florestal (FF), Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, OSCIP Pira 21, Associação dos Amigos da Cidadania e do Meio Ambiente de Piracicaba (Amapira), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Grupo de Extensão e Pesquisa em Áreas Naturais Protegidas (Gepanp), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), EEP, Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) e Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).
A oficina, que integrou a programação da Simapira (Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba), trabalhou quatro dimensões que irão compor o programa: educação não-formal, educação formal, infraestrutura e comunicação. O grupo definiu novos encontros com a proposta de aprofundar e detalhar ainda mais essas dimensões, pensando principalmente no diálogo e inter-relação com o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Ibicatu e o Programa de Educação Ambiental da Fundação Florestal.
"A oficina foi bastante produtiva. Tivemos a participação de um bom número de pessoas, e pudemos avançar na construção do programa de educação ambiental. Em breve teremos uma outra reunião onde concluiremos as propostas. A construção do PEA da EEc Ibicatu, e sua implementação, propiciará alcançar de forma mais efetiva os objetivos da unidade de conservação", ressaltou Antônio Álvaro Buso Junior, gestor da unidade.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA, mencionou que a oficina propiciou trocas consistentes. ?Foi um momento de construção conjunta, unindo pessoas de órgãos públicos estaduais e municipais, instituições de ensino superior, ONGs e colegiados, com trocas e aprendizado coletivo?.
"Parte das atividades do programa de educação ambiental serão direcionadas a formações socioambientais e ao engajamento das comunidades do entorno da Unidade de Conservação. Vale ressaltar a relevância ecológica de Ibicatu, pois esta é a única unidade de proteção integral de Piracicaba, ou seja, que visa à preservação integral da natureza, sem qualquer uso direto de seus recursos naturais, sendo destinada exclusivamente à pesquisa e a atividades de educação ambiental", explicou Bianca Torres, pesquisadora da Esalq/USP.
IBICATU? O local que hoje é a Estação Ecológica de Ibicatu pertencia à Fazenda Pico Alto, antigo nome das fazendas Pau D?Alho e Boa Esperança, pertencentes ao Dr. Manoel de Moraes Barros, irmão do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. A unidade de conservação, que possui uma área de 76,4 hectares, foi criada em 1987, e abriga 289 espécies de plantas, com 171 espécies de árvores e 28 espécies constam ameaçadas de extinção. Possui importante população de jequitibá-rosa, com indivíduos de grande porte, provavelmente as maiores e mais antigas árvores de Piracicaba.
SIMAPIRA - A programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira) segue até o dia 30/06, com diversas ações voltadas à área, como palestras, plantio de mudas, trilhas, cursos e oficinas. A programação completa pode ser acessada em: https://simap1.wixsite.com/simap/semana.
21/06/2023
Caminhada Histórica leva cerca de 70 participantes ao bairro de Tupi
Cerca de 70 pessoas integraram mais uma edição da Caminhada Histórica no bairro de Tupi. A atividade, que integra o programa Vem Pro Horto e faz parte da programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira), aconteceu no último sábado, 17/06. A Caminhada Histórica foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), Associação de Moradores do Distrito de Tupi, Escola Estadual Pedro de Mello e Fundação Florestal (FF).
O ponto de partida da caminhada foi a Igreja São José de Tupi; de lá, os participantes percorreram as ruas do distrito de Tupi, seguindo até o ponto final, o Horto de Tupi.
A caminhada histórica busca realizar um resgate da história do bairro e da Estação Experimental de Tupi e incentivar as pessoas a conhecerem e valorizarem esse importante patrimônio histórico, natural e cultural.
A atividade foi conduzida pelo historiador do bairro, Carlos Angolini, pelos estudantes da disciplina eletiva Rumo ao 100 da E.E Pedro de Mello, e demais educadores e gestores vinculados ao programa Vem pro Horto. No percurso, os alunos da unidade escolar falaram sobre os pontos históricos presentes no local.
"É importante que a sociedade reconheça a importância do trabalho educativo conjunto e do comitê gestor da área de visitação pública do Horto, formado pelo Estado, Município, sociedade civil e universidade", reforçou o educador ambiental Bruno Fernandes, da Simap.
Mauricio Destefani Filho, professor de filosofia, enalteceu a iniciativa. "Achei uma atividade bem pedagógica, lúdica, de muitas informações e que teve um dinamismo interessante na visitação aos pontos históricos e valorizou o meio ambiente aqui da região".
"Foi uma aula de metodologia ativa, fomentando o protagonismo juvenil, a autonomia, a competência e a solidariedade, através da educação ambiental crítica e valorização do entorno onde a escola está inserida", destacou Thiago Franco, diretor da E.E Pedro de Mello.
Todos os eventos do Vem pro Horto contam com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), Guarda Civil e Tupi Transportes, com ônibus gratuito.
SIMAPIRA - A programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira) segue até o dia 30/06, com diversas ações voltadas à área, como palestras, plantio de mudas, trilhas, cursos e oficinas. O propósito da Simapira é unificar e otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer as ações e reflexões sobre as questões ambientais locais e globais. A programação completa pode ser acessada em: https://simap1.wixsite.com/simap/semana.
A iniciativa é idealizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Educação (SME), Câmara Municipal, Escola do Legislativo e Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Instituto de Pesquisas Ambientais, Fundação Florestal, Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Nas Nuvens Turismo, Tritura Pira, GeoApis, Simespi, Ambiental Piracicaba e Fumep.
16/06/2023
Febre maculosa: cidade não registra casos em 2023; Saúde alerta para prevenção
Autor: Texto e foto: CCS
A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato e causada por bactéria do gênero Rickettsia. A doença não é passada diretamente entre pessoas pelo contato. No Brasil, os principais vetore