Prefeitura inaugura Departamento de Bem-Estar Animal na sexta-feira, 31/03


SIMAP em AÇÃO
Secretário: Alex Gama Salvaia
A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE DE PIRACICABA (SIMAP), vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto e opções de lazer para população de nossa cidade.
DESTAQUE
29/03/2023
Prefeitura inaugura Departamento de Bem-Estar Animal na sexta-feira, 31/03
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), inaugura na sexta-feira, 31/03, às 9h30, o Departamento de Bem-Estar Animal em evento oficial. O espaço recebeu diversas melhorias e ampliações para aprimorar o atendimento da causa animal no município e, agora, será oficialmente entregue com nova nomenclatura.
Criado pela Lei Municipal 9.877/22, está sob responsabilidade do DBEA a divisão de animais silvestres e domésticos, os setores de Bem-Estar Animal e Disk Animais. O local escolhido para sediar o Departamento é o mesmo local onde fica o Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde (SMS).
Todo o espaço passou por uma grande reforma, que consistiu na pintura externa do prédio administrativo, pintura completa e reforço das baias e a construção do solário, que agora permite que os animais tenham acesso a local aberto para poder brincar e socializar, o que impacta diretamente no desenvolvimento de seus comportamentos.
O Departamento de Bem Estar-Animal, que conta com canil, gatil, laboratório, centro cirúrgico, ambulatório e sala de vacina, realiza diariamente cerca de 50 atendimentos, entre castrações, chamados de recolhimento ou atendimento nas ruas e solicitações de averiguação de maus tratos e guarda responsável. Atualmente, 50 cães e 60 gatos vivem no espaço.
O Disk Animais, que hoje é localizado no bairro Vila Fátima, será transferido para o DBEA: 25 baias foram construídas, com cobertura. O Disk é de responsabilidade da Simap e também integra as ações do Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Piracicaba, que atende as denúncias de animais de grande porte soltos em via pública ou animais em situação de maus-tratos. Atualmente, o Disk conta com 20 cavalos que também estão disponíveis para adoção.
"A centralização dos atendimentos pela causa animal na cidade era necessária, porque permite agilizar todos os trabalhos oferecidos. Com isso, conseguimos também tornar mais eficaz os atendimentos nas ruas, de resgate e combate aos maus tratos, e os atendimentos veterinários, em especial as castrações", explica o coordenador do Departamento, Matheus Santos.
DOMINGO ANIMAL - Ainda para celebrar a inauguração, no domingo, 02/04, das 9h às 14h, acontece no DBEA o Domingo Animal. O evento terá cãominhada, a partir das 10h, com os cães do Departamento que estão disponíveis para adoção. Além disso, haverá cama elástica, food trucks e algodão-doce. A entrada é gratuita e aberta ao público. Vale ressaltar, entretanto, que não será permitido levar animais de fora do DBEA.
27/03/2023
Campanha Rio Vivo realizou arrastão ecológico e plantio de mudas no largo dos Pescadores
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com a Oscip Pira 21, realizou no sábado, 25/03, no largo dos Pescadores, a campanha Rio Vivo: Acelerando Mudanças no Rio Piracicaba. A ação, que encerrou a programação especial em comemoração ao Mês da Água, contou com diversas atividades educativas, como o 26º Arrastão Ecológico, exposição de maquetes, games e plantio de mudas.
A programação foi elaborada de forma coletiva, com apoio de diversas instituições, objetivando integrar a população piracicabana em atividades que fomentam a reflexão-ação. O arrastão, que recolheu cerca de 600 quilos de resíduos, objetivou sensibilizar a população sobre o descarte inadequado, além de promover a coleta de resíduos das margens e leito do rio.
"A Campanha Rio Vivo teve sua importância ao divulgar informações à população como a qualidade, gestão das águas e atividades educativas sobre as bacias hidrográficas. Outro ponto de relevância do papel da educação ambiental sobre a gestão de nossas águas foi a grande quantidade de resíduos coletados no 26° Arrastão Ecológico, cerca de 600 quilos em menos de duas horas. Isso demonstra a necessidade de continuar a fomentar os trabalhos educativos sobre a questão dos resíduos e gestão das águas no município", salientou Liliane Trevisan, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Simap.
"Achei uma experiência muito edificante, muito legal e me senti bem por ter ajudado", comentou a estudante Nataly Alcantara, que participou do arrastão.
Outro destaque da programação foi o plantio de 20 mudas de árvores nativas, por meio do Programa Plante Vida: Nascemos Juntos para Viver, de idealização da Simap em parceria com os três hospitais maternidades do município (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa). Esta foi a 16ª edição, que realiza o plantio de uma árvore para cada criança que nasce; as mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal. A atividade aconteceu no Engenho Central, próximo à passarela Estaiada. "Acho importante ações como essa porque assim podemos recuperar áreas. Uma cidade com mais árvores é uma cidade mais sustentável", disse a dona de casa Juliane Helena Oliveira Gouveia, que plantou uma muda de jequitibá-rosa em celebração ao nascimento da filha, a pequena Maju.
Dentro da campanha, aconteceu ainda a exposição da maquete Impacto do Uso do Solo na Água, idealizada pelo Consórcio PCJ; Game PCJ Virtual, realizado pela Agência das Bacias PCJ; Programa Águamiga, organizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e apresentação sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, ministrada pela Fundação Florestal (FF). O Programa Águamiga trouxe ensaios laboratoriais e explicações sobre a qualidade da água, potabilidade e a relação ao sistema de captação de água.
As instituições parceiras da Campanha foram: Semae, Pira no Plogging, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, Associação SOS Rio Piracicaba, Ambiental Piracicaba, Consórcio PCJ, Agência PCJ e Fundação Florestal. Patrocinam a ação: Unimed, Acipi, CJ do Brasil e Oji Papéis.
27/03/2023
Projeto Ecoar está com inscrições abertas para cursos de podcasts e vídeos para internet
O Projeto Ecoar ? Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos está com inscrições abertas, até o dia 09/04, para cursos gratuitos de podcasts e vídeos para a internet. Ambas as formações acontecem no formato semipresencial ? com aulas online e um encontro presencial ? entre os meses de abril e junho. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/ECOAR2023 ou pelo link disponível na biografia do Instagram do projeto: @ecoarpiracicaba.
A iniciativa é realizada pela Aiôn Socioambiental, Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) e GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), com apoio da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP, Tempo D Comunicação e Cultura e Ciclo Vida Soluções Sustentáveis.
As formações de ambas as linguagens serão baseadas na educomunicação e têm como temas consumo consciente e resíduos sólidos. Serão abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.
O Projeto Ecoar realiza os cursos pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, durante o projeto, os participantes elaboraram cinco vídeos e cinco podcasts, que estão disponíveis online e podem ser acessados no site da Aiôn Socioambiental (https://www.aionsocioambiental.eco.br/ecoar) e na página oficial do projeto.
OS CURSOS ? O curso de podcast acontece às terças-feiras, das 19h às 21h30, com aulas online entre os dias 25 de abril e 27 de junho. Haverá, ainda, um encontro presencial, em um sábado, além de tutorias e videoaulas complementares.
Já o curso de vídeos para internet acontece às quintas-feiras, também das 19h às 21h30, com aulas online entre os dias 27 de abril e 29 de junho. A estrutura é a mesma, com um encontro presencial, em um sábado, tutorias e videoaulas complementares.
Os inscritos passarão por um processo de seleção, em que será dado prioridade para pessoas que moram em Piracicaba, preferencialmente, em diferentes regiões do município. Os participantes que concluírem os cursos receberão certificado.
Compõem a equipe do projeto Ecoar: Rachel Trovarelli, gestora ambiental e doutora em ciências ambientais; Rafael Bitencourt, jornalista e educomunicador; Bruno Garcia, engenheiro e educador ambiental; e Mariane Plana, gestora e educadora ambiental.
22/03/2023
Simap abre inscrições para o EducaTrilha na Escola 2023
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), abriu inscrições para a edição de 2023 do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. O regulamento do programa e o formulário de inscrição estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/. O primeiro encontro formativo acontece no dia 30/03, às 8h, no Horto de Tupi.
O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.
Para Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap, um dos destaques do programa é a tutoria realizada pelos organizadores aos projetos desenvolvidos. "Acompanhar o desenvolvimento dos projetos, esclarecendo as dúvidas durante a sua execução, possibilita que as ações desenvolvidas pela escola estejam alinhadas com a transversalidade promovida pela educação ambiental", afirma.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, convida à participação. "Gostaríamos de convidar todas as escolas de Piracicaba para participarem conosco. Os encontros formativos são construídos com metodologias ativas, que proporcionam a construção coletiva do conhecimento e de práticas educativas. São 22 instituições que se juntaram para oferecer às escolas apoio para uma transformação quanto às questões socioambientais, culturais e de saúde e bem-estar", completa.
Esta será a quarta edição do EducaTrilha na Escola e, além da Prefeitura, também será idealizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP) e Fundação Florestal (FF). O programa conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), OSCIP Pira21 ? Piracicaba Realizando o Futuro, Fundação Triunfo, Movimento Tô Aqui, Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) ? por meio do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GEDePE), Programa USP Recicla, Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura), Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), Coletivo Revolução das Flores, o Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e o Museu de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz.
21/03/2023
Campanha Rio Vivo: Acelerando Mudanças no Rio Piracicaba acontece neste sábado, 25/03, no largo dos Pescadores
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com a Oscip Pira 21 - Realizando o Futuro, realiza a campanha Rio Vivo: Acelerando Mudanças no Rio Piracicaba neste sábado, 25/03, das 8h30 às 12h30,no largo dos Pescadores. A ação conta com diversas atividades educativas, como o 26º Arrastão Ecológico, exposição de maquetes, games e plantio de mudas. Todas as atividades são abertas ao público, porém, para participação no arrastão é necessário inscrição prévia (leia abaixo).
A programação foi elaborada de forma coletiva, com apoio de diversas instituições, e visa integrar a população piracicabana em atividades que fomentam a reflexão-ação. "A parceria formada para planejar a campanha é um destaque de articulação institucional, e tem como resultado uma diversidade de ações educativas que tratam sobre a importância de preservação dos nossos corpos d´água, que formam nossas bacias hidrográficas", explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Simap.
A abertura do evento será com o 26º Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba, com concentração no largo a partir das 8h30 e encerramento às 11h; para participar, é necessário se inscrever no link https://forms.gle/NxAMpzDyJvsUT8ej6. O arrastão tem o objetivo de sensibilizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos, além de promover a coleta de resíduos das margens e leito do rio.
"O Arrastão Ecológico é uma atividade fundamental para conscientizar a população sobre a necessidade da conservação do rio Piracicaba, do descarte correto do lixo urbano e rural, além de promover a educação ambiental em defesa do meio ambiente. Trata-se de um projeto alinhado aos objetivos da Agenda 2030 de Piracicaba", comenta o professor Josué Adam Lazier, secretário-executivo da Oscip Pira 21.
Das 9h às 12h, haverá exposição da maquete Impacto do Uso do Solo na Água, idealizada pelo Consórcio PCJ; Game PCJ Virtual, realizado pela Agência das Bacias PCJ; Programa Águamiga, organizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e apresentação sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, que será ministrada pela Fundação Florestal (FF). O Programa Águamiga trará ensaios laboratoriais e explicações sobre a qualidade da água, potabilidade e a relação ao sistema de captação de água.
Outro destaque da programação é o plantio de mudas de árvores nativas, por meio do Programa Plante Vida: Nascemos juntos para viver, de idealização da Simap em parceria com os três hospitais maternidades do município (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa). O Plante Vida está em seu 16º ano e tem por objetivo plantar uma árvore para cada criança que nasce. Além disso, realiza três plantios simbólicos, que contam com a participação dos pais, sendo esse o primeiro plantio do ano. A atividade acontece no Engenho Central, do lado esquerdo da passarela Estaiada, às 10h.
As instituições parceiras da Campanha são: Semae, Pira no Plogging, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, Associação SOS Rio Piracicaba, Ambiental Piracicaba, Consórcio PCJ, Agência PCJ e Fundação Florestal. Patrocinam a ação: Unimed, Acipi, CJ do Brasil e Oji Papéis.
21/03/2023
Ação Vivências Teatrais é realizada pela primeira vez no Horto de Tupi
Como parte da agenda do programa Vem Pro Horto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou no último sábado, 18/03, a atividade Vivências Teatrais Horto de Tupi. Também organizaram o evento o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP).
A atividade, conduzida pelos atores Samuel Zanatta e Rafael Alexandre, utilizou os sons da natureza e as paisagens do local como estímulos ao processo criativo de movimentos e histórias. Foram realizados jogos teatrais e construídas pequenas cenas.
"Desenvolver uma vivência teatral no Horto Florestal é transformar todos os espaços em cenário vivo. É colocar o corpo em contato consigo mesmo e com a natureza que nos cerca", disse Zanatta.
"O tato, ao ter um encontro com o outro, desperta, em meio à natureza, a conexão, que se fortalece entre os indivíduos, a arte, o espaço e o ser", complementou Alexandre.
A especialista ambiental do IPA, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, comentou ainda sobre a importância da atividade. "Entendemos que é muito importante trazer a arte para os nossos programas de educação ambiental e promoção da saúde e bem-estar. As vivências teatrais nos trouxeram novas possibilidades metodológicas para as atividades educativas que desenvolvemos no Horto. Foi possível observar a criação de laços entre todos que participaram e destes com o local".
Para a educadora ambiental da Simap, Liliane Trevisan, ações como esta possibilitam novas visões. "Atividades como esta, em áreas verdes, proporcionam um novo olhar sobre o espaço. O teatro e a ludicidade podem despertar um senso de pertencimento ao local e uma aproximação ao meio natural, além de ser uma atividade divertida para o corpo e mente", destacou.
O programa Vem pro Horto busca aproximar a comunidade do Horto de Tupi, tornando-o um espaço educador sustentável. Toda a programação é construída de forma participativa no início de cada ano e divulgada nas redes sociais (https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupie https://www.instagram.com/hortodetupi/). No canal Estação Experimental de Tupi no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg) está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.
Os eventos do Vem pro Horto são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade, e são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Guarda Civil e TUPi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto.
15/03/2023
Trilha das Águas reuniu 70 pessoas no Horto de Tupi
Cerca de 70 pessoas participaram da ação Trilha das Águas no sábado, 11/03, realizada no Horto de Tupi pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). O evento integrou a programação especial do Mês da Água, que foi desenvolvida para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/03.
Divididos em dois grupos, os participantes foram conduzidos por uma trilha, durante a qual foram abordados temas como a relação entre a água e a floresta, as consequências do desmatamento para as mudanças climáticas e os eventos extremos, as bacias hidrográficas, os comitês de bacia, o ribeirão Tijuco Preto e os parâmetros de qualidade de água, além de aspectos históricos e ecológicos da unidade.
O educador ambiental da Simap, Bruno Fernandes, reforçou a importância da atividade, especialmente para as pessoas que nunca tinham participado de ações no Horto. "A ideia de colocar essa trilha enquanto atividade do calendário do Mês da Água possibilitou trazer esse importante debate para um espaço lúdico e de lazer, que são as trilhas em áreas naturais, permitindo assim uma experiência presencial sobre a nossa relação com a água e os desafios atuais que enfrentamos".
"Foi uma satisfação vermos tantas pessoas interessadas na trilha, vivenciando o contato com a natureza e dialogando sobre esse importante tema que é a água. Durante o percurso, destacamos a importância da floresta para a conservação desse bem natural e da pesquisa científica que é realizada na unidade sobre este e outros temas", destacou a especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, Maria Luísa Bonazzi Palmieri.
Durante a atividade, os participantes também puderem acompanhar o caminho das águas, desde o Lago Marcelo até o ribeirão Tijuco Preto. Os integrantes do Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura/Esalq/Cena-USP) realizaram coletas de água, explicaram os parâmetros que seriam analisados e encaminharão os resultados das análises aos participantes.
A estudante de gestão ambiental Bartira Elia, membro do Gepura, falou da importância da atividade: "A Trilha das Águas no Horto de Tupi foi uma das melhores oportunidades que tivemos para abordar o tema da água na educação ambiental, de forma profunda e abrangente. Acredito que conseguimos sensibilizar os participantes do evento sobre a importância desse precioso recurso e mostrar as maneiras de preservá-lo".
Uma das participantes, Camila Oliveira, elogiou a iniciativa: "É um projeto muito necessário para conscientização ambiental da comunidade. Foi muito bom podermos ter acesso a informações tão importantes sobre a água".
O Trilha das Águas foi um evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), o Gepura, e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP). Os eventos do Vem pro Horto são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade e realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), Guarda Civil e Tupi Transportes.
14/03/2023
Fumep sediou abertura do Projeto Gota d´Água 2023
A Fundação Municipal de Ensino (Fumep) sediou no último dia 10/03, a abertura das atividades do Projeto Gota d?Água 2023, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. A ação integra o Mês da Água, realizado pela Prefeitura e parceiros (leia abaixo).
O anfiteatro da Fundação, com capacidade para 280 pessoas, ficou lotado com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba (Cotip) que prestigiaram o evento.
A programação contou com uma roda de conversa intitulada Mulheres na Gestão da Água, que teve a participação de Ana Lúcia Floriano, educadora ambiental na Sanasa Campinas e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ; de Adriana Braga, docente e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); de Francisca Adalgisa da Silva, socióloga na Sabesp e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias do Alto Tietê, e de Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, com a mediação de Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ.
O diretor da Fumep, Renato de Albuquerque Ferreira, lembrou que existe hoje uma preocupação global em fomentar a discussão sobre temas ligados ao meio ambiente entre o público mais jovem, agradecendo a iniciativa do Consórcio PCJ de promover o debate sobre a utilização racional da água dentro da comunidade acadêmica
MÊS DA ÁGUA - A Prefeitura de Piracicaba, em parceria com diversas instituições locais e regionais, criou uma programação especial para março, o Mês da Água, com mesa redonda sobre o tema Ações locais e regionais para a gestão das águas.
As instituições realizadoras do evento são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água(GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental
10/03/2023
Para incentivar a adoção, Núcleo de Bem-Estar Animal participa de ação com o XV de Piracicaba
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), vinculado às secretarias de Infraestrutura e Defesa do Meio Ambiente (Simap) e de Saúde (SMS), vai participar de uma ação especial amanhã, 11/03, às 15h, no jogo do XV de Piracicaba, no estádio Barão da Serra Negra. Seis cãezinhos do Núcleo entrarão em campo com os jogadores do time, antes da partida contra o Velo Clube, pela Série A2 do Campeonato Paulista. A iniciativa visa promover a adoção de animais e foi organizada pelo Projeto Potinho Cheio, idealizado pela vereadora Alessandra Belluci.
Os seis "cãozistas", que estão disponíveis para adoção, são: Gui, Kenai, Bambu, Brad, Chopp e Soldado. Todos eles foram aos gramados hoje, para ambientação com o espaço.
"Essa ação vai ser muito importante para apresentar alguns dos nossos animais, que aguardam uma família, uma casa para morar. Então, esperamos que essa iniciativa fortaleça a ideia da adoção de animais, que incentive as pessoas a visitarem o Núcleo, para que conheçam nosso trabalho e, principalmente, que conheçam cada um dos 110 animais que estão lá, esperando por uma nova vida, cheia de amor e carinho", destaca Matheus Santos, coordenador do NBEA.
Alessandra destaca o ineditismo da ação. "É a primeira vez que estamos realizando essa atividade. O XV está abrindo as portas para que os cães do Núcleo de Bem-Estar Animal tenham visibilidade. São cães resgatados de maus-tratos, vítimas de abandono, então essa é uma iniciativa maravilhosa, cheia de compaixão", diz.
ADOÇÃO - Para adoção de cães e gatos, é necessário entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para análise de posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.
10/03/2023
Prefeitura firma contrato que vai ofertar 1.600 vagas para castração de animais
O prefeito Luciano Almeida anunciou hoje, 09/03, o contrato firmado entre Prefeitura de Piracicaba, por meio do Núcleo de Bem Estar Animal (NBEA), vinculado às secretarias de Saúde (SMS) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), com uma clínica veterinária para ampliar a oferta de vagas para cirurgias de castração de animais no município. Ao todo, serão ofertadas 1.600 vagas para cães e gatos, que poderão ser solicitadas por tutores, protetores independentes e ONGs.
A decisão se deu após homologação do Pregão Eletrônico 401/2022, cujo edital foi vencido pela clínica Doggeria Serviços Veterinários, ao valor de R$ 186.947,80. O investimento decorre de duas verbas oriundas de emendas parlamentares do deputado estadual Delegado Bruno Lima; ambas foram intermediadas pela vereadora Alessandra Belucci.
A clínica ficará responsável por oferecer serviços de castração com procedimentos pré-operatórios (jejum, tricotomia e internação), trans-operatório (cirurgia de esterilização para fêmeas -ovariosalpingohisterectomia - e para machos - orquiectomia) e pós-operatório (assistência ao animal até a retirada dos pontos), em cães e gatos (de rua ou domiciliados) no município. Somente serão feitas cirurgias em animais com mais de seis meses e com peso de, pelo menos, um quilo.
O prefeito Luciano Almeida destaca que a oferta das 1.600 vagas vai auxiliar nos atendimentos à causa animal na cidade. "Esperamos que, com essa parceria, possamos ampliar a nossa disponibilidade para toda a sociedade na questão das castrações e seguir aprimorando as ações em favor da causa animal em Piracicaba".
O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforça que a iniciativa busca aumentar os atendimentos de castração em Piracicaba, que em 2022 foram recorde. "No ano passado, alcançamos o número de 6.056 cirurgias de castração, o que foi um recorde. Agora, para este ano, pretendemos aumentar esse número, para 8.000 ou 9.000, com as castrações terceirizadas, somadas ao atendimento que seguimos fazendo no NBEA pelo nosso sistema e pelo programa CastraFácil".
O programa CastraFácil foi enaltecido por Alessandra, por ser um sistema que viabiliza o acesso de famílias carentes, que não têm condições de transportar seus animais. ?São tutores que não conseguiam ter acesso e que, agora, utilizam o transporte da Prefeitura, de leva e traz. E é por isso que o número de castrações aumentou?, acrescenta.
"Ampliar os atendimentos de castração na cidade vai nos auxiliar a manter o controle do número de animais nas ruas. Quanto mais conseguimos realizar essas cirurgias, menos animais abandonados teremos, o que facilita também nossas ações com o Núcleo de Bem-Estar Animal", salienta Alex Gama Salvaia, titular da Simap.
"Todo esse trabalho de políticas públicas voltadas para a causa animal, para aumentar o número de castrações, aumentar o número de atendimentos aos animais, é de suma importância para que consigamos melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Toda essa ação vai ajudar muito os animais da cidade e os tutores também", finaliza Matheus Santos, coordenador do NBEA.
AGENDAMENTO - O agendamento pelo tutor, protetor independente ou ONG deve ser feito exclusivamente pelo e-mail agendamentocanil@gmail.com. A clínica seguirá o protocolo de atendimento estipulado pelo NBEA: atendimento nominal do solicitante, com documento de identificação, que pode levar, no máximo dois animais. Somente o solicitante pode se apresentar com o animal, não sendo aceitos, portanto, terceiros no momento do encaminhamento.
É necessário ainda observar a espécie, sexo e se o animal é filhote ou adulto. O agendamento é feito conforme a solicitação que o tutor, ONG ou protetor faz ao NBEA, podendo a clínica recusar o atendimento aos animais que não estiverem de acordo com a agenda recebida, assim como pela falta de documentos.
De acordo com o coordenador do Núcleo, terão direito às vagas os protetores e ONGs que já constam na base de dados do NBEA; solicitações novas serão analisadas.
A execução do contrato será avaliada pelos órgãos competentes da Secretaria Municipal de Saúde, mediante procedimentos de supervisão indireta ou local, os quais observarão o cumprimento das cláusulas e condições estabelecidas no contrato, a verificação do movimento dos atendimentos e de quaisquer outros dados necessários ao controle e avaliação dos serviços prestados.
09/03/2023
Programa de Pagamento por Serviços Ambientais recebe inscrições
Autor: Texto: Thaís Passos/Sema - Fotos: Isa Borghese
Com o objetivo de preservar áreas rurais com potencial de produção de água, essencial para o abastecimento do município, o programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), coordenado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), completa cinco anos em 2023, proporcionando diversos benefícios a produtores rurais, bem como o equilíbrio ambiental.
Instituído pela lei 8.013/2014, mas executado a partir de 2018, o PSA consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de rios e nascentes em suas propriedades. Desde a primeira edição, o programa já recebeu 73 inscrições e pagou cerca de R$ 360 mil aos produtores.
Participante desde o início do programa, a Associação Aliança de Misericórdia, comunidade da Igreja Católica que acolhe pessoas em situação de rua, localizada no bairro Pau Queimado, irá se inscrever novamente neste ano.
Na sede de Piracicaba, a Associação acolhe 98 pessoas em situação de rua, que são ajudadas para reinserção na sociedade. Além do trabalho social, eles também se destacam por sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, como a execução de uma estação de tratamento de esgoto, cultivo de alimento próprio, reciclagem e compostagem.
O coordenador de projetos da Associação, William Rogers da Silva Bispo, conta os avanços e melhorias realizados no sítio com os recursos recebidos por meio do programa PSA.
"Com o dinheiro recebido pelo PSA de anos anteriores, fizemos a manutenção das bombas de água e da estação de tratamento de esgoto e estamos finalizando a construção de um barracão para coleta de resíduos sólidos e reciclagem", disse Bispo.
Por meio do trabalho realizado pelos acolhidos, a Associação também mantém um galpão para criação de porcos, uma marcenaria e uma horta, onde produzem hortaliças, legumes, grãos, frutas e ervas medicinais, todos cultivados de forma orgânica. Os alimentos são utilizados para consumo próprio dos acolhidos e o restante é comercializado nos Varejões Municipais de Piracicaba no Centro e na Paulista, aos sábados.
Neste ano, o valor distribuído aos proprietários que forem aprovados no PSA será de R$ 180 mil. A engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, está à frente do programa na secretaria e explica que o incentivo financeiro dado aos proprietários é justamente para ajudar o produtor a manter a propriedade e aprimorar suas práticas sustentáveis. ?Desde o primeiro ano de vistoria, em 2018, temos visto o avanço das propriedades e o maior envolvimento dos proprietários em investir em novas formas de preservação?, disse.
A secretária da Sema, Nancy Thame, enfatizou a importância do programa e da adesão de mais proprietários. "Sem a água não temos produção de alimentos e não temos vida. O PSA representa um "semear" para o futuro em nosso município. Com o programa temos a oportunidade de ajudar e valorizar o trabalho dos agricultores que se preocupam em proteger as águas das microbacias da nossa região, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas", falou.
No ano passado, de forma inédita, o programa fez a restauração ecológica de onze propriedades rurais localizadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins, com recursos provenientes de edital da Agência das Bacias PCJ. Ao todo, foram reflorestados 21 hectares em áreas de APPs (Área de Preservação Permanente), somando aproximadamente 35 mil mudas de árvores nativas.
PSA - Interessados em participar do Programa PSA em 2023 têm até dia 28 de abril para se inscrever e protocolar a proposta e documentação na Sema (avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, bairro Paulista). As vistorias serão realizadas posteriormente, ainda no primeiro semestre, e a entrega dos certificados e o pagamento serão feitos no segundo semestre. Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros, das propriedades inscritas no programa. Se aprovado, o produtor recebe valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. O PSA aceita apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho. A listagem de documentos necessários está no site da Prefeitura (www.bit.ly/psapiracicaba) e mais informações podem ser obtidas no telefone (19) 3437-4000.
06/03/2023
Núcleo de Bem Estar Animal castrou 50 animais no sábado, 04/03, pelo programa CastraFácil
Autor: Texto: Camila Piacentini
No sábado, 04/03, 50 animais, sendo 25 cadelas e 25 gatas, foram castrados pelo programa CastraFácil, realizado pelo Núcleo de Bem Estar Animal (NBEA), vinculado às secretarias de Saúde (SMS) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). A ação tem apoio de protetores independentes da cidade e visa o controle populacional de animais de rua e núcleos de gatos instalados em bairros carentes de Piracicaba.
"Estamos intensificando os atendimentos do CastraFácil porque sabemos da necessidade da castração, em especial de gatos, para evitar o aumento descontrolado desses animais nas ruas. E, por isso, buscamos atender principalmente famílias de regiões mais carentes, que, na maioria das vezes, não possuem conhecimento sobre a importância da castração e também não dispõem de meios para levar seus animais para fazer a cirurgia. Então, o NBEA se disponibiliza para resolver essas demandas e, assim, manter o controle dos núcleos de gatos nas ruas", explicou Matheus Santos, coordenador do NBEA.
03/03/2023
Prefeitura inicia programação especial do Mês da Água com mesa redonda no Museu da Água
Autor: Texto: Camila Piacentini Fotos: Isabela Borghese
A Prefeitura de Piracicaba, em parceria com diversas instituições locais e regionais, realizou hoje, 03/03, no auditório do Museu da Água, o evento de abertura do Mês da Água, com mesa redonda sobre o tema Ações locais e regionais para a gestão das águas. Estiveram presentes o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia, a secretária de Agricultura, Nancy Thame, e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Artur Costa Santos, além do vereador Josef Borges, representando a Câmara Municipal.
"Quando falamos sobre água, temos que pensar em várias coisas, mas, principalmente, em produção, reservação e qualidade, que são fatores fundamentais. E o poder público tem buscado atuar e garantir a produção e o tratamento, e a preservar as nascentes, lençóis e a capacidade de volume dos rios. Na qualidade, que talvez seja o nosso maior desafio, temos enfrentado um problema com a captação porque a qualidade da água que captamos dos rios é baixa. No caso da reservação, temos trabalhado na questão do combate às perdas, que também é um desafio. Por isso, pretendemos contratar o Plano Diretor de Saneamento do Município, e, partir disso, desenvolver um projeto a longo prazo para poder resolver a questão das perdas e para a melhoria da qualidade. Também estamos discutindo a viabilidade da construção da barragem em eixo do rio Corumbataí e, talvez, mais uma pequena Barragem dentro do município, como garantia de água para os próximos anos", disse Luciano Almeida.
Salvaia, titular da Simap, salientou ainda sobre a relevância da mudança de comportamento na questão da preservação. "Nós temos tido uma preocupação diferente, uma visão de planejamento para recuperação da qualidade da água. Também temos visto uma mudança de comportamento, as pessoas têm passado a se preocupar mais, têm entendido a importância de se preservar os recursos naturais. Então, é muito importante essa discussão".
Nancy destacou a atuação do poder público em parceria com instituições em prol da produção de água no município. "Temos buscado apoio para várias ações novas. Quando abordamos água, temos de pensar em resíduo, saneamento, reflorestamento e uma série de outros fatores. Temos alguns projetos exitosos, como o trabalho que buscamos fazer no contexto dos produtores de água, mas ainda precisamos crescer. Em um momento como esse, o trabalho conjunto entre Prefeitura e instituições é a grande soma que vai nos colocar no caminho para atingir nossos objetivos".
O presidente do Semae ainda acrescentou que o Mês da Água possa idealizar novas perspectivas. "Espero que reflexões e diretrizes saiam do trabalho a ser executado nesse período".
MESA REDONDA -Phâmela destacou que a realização de um evento como este é de muita relevância para a população e para os participantes. ?Isso porque promoveu a troca de informações, educação e principalmente levou a conscientização sobre a conservação e proteção da água. A discussão com essa temática possibilita uma reflexão sobre as ações que o homem tem no dia a dia e que podem afetar o consumo para as demais gerações. Pensar sobre nosso papel para que no futuro esse recurso natural não falte, é responsabilidade de todos nós?, acrescentou.
PROGRAMAÇÃO ?As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água(GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.
O Mês da Água foi desenvolvido para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03. Com o slogan "Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo", a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele. A mesa redonda foi composta pela secretária Nancy Thame, e a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, que abordaram as potencialidades e desafios do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Phâmela Amaral, assistente social do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), apresentou as ações integradas de cidadania realizadas pela autarquia; Gabriel Bertolo, analista de responsabilidade social da Águas do Mirante, que falou sobre Esgotamento Sanitário: Responsabilidade Social e Cidadania; e a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, que discutiu sobre a contribuição da educação ambiental na gestão das águas. A mediação da atividade foi feita por Bruno Fernandes, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (NEA/Simap).
03/03/2023
Prefeitura realiza reunião para discutir Plano de Resíduos Sólidos
Autor: Texto: Camila Piacentini Fotos: Maycon Barbon
Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou na tarde de hoje, 02/03, uma reunião para abordar a necessidade de empresas e estabelecimentos que gerem a partir de 200 litros de resíduos por dia fazerem o cadastramento no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O evento contou com a presença de vereadores e representantes de secretarias e empresas do município.
O cadastramento, cujo prazo venceu em 2022, é necessário para que as empresas obtenham a renovação da licença ambiental e o alvará de funcionamento. O não cadastramento também é passível de multa. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site da Prefeitura, no link http://www.piracicaba.sp.gov.br/cadastramento+pgrs.aspx - há ainda um passo a passo explicando as etapas do processo de cadastro.
A diretora do Departamento de Controle Ambiental da Simap, Celise de Oliveira Romanini, foi quem coordenou a reunião, em conjunto com a fiscal de serviços públicos da pasta, Carina Detoni de Rezende. "Fizemos essa reunião de trabalho para apresentar as diretrizes da legislação vigente sobre resíduos sólidos, tirar dúvidas e, principalmente, reforçar a necessidade dos estabelecimentos fazerem o cadastro", disse Celise.
O PGRS é exigido pela Lei Federal 12.305/10, Lei Complementar 412/20 e Decreto Municipal 19.039/22. O plano é um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade dos resíduos gerados no estabelecimento e também indica as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.
O PGRS deverá ser preenchido no formato eletrônico por um responsável técnico devidamente habilitado. A PNRS, através da lei 12.305/2010 determina que a elaboração e a execução do PGRS são de obrigatoriedade dos geradores de resíduos, sendo os responsáveis pelo adequado gerenciamento de seus resíduos.
São tratados como resíduos sólidos os materiais que sobram após esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento, reciclagem e tratamento, para os quais não há tecnologia ou viabilidade econômica para seu reaproveitamento e que devem ser dispostos em aterros devidamente licenciados.
Se enquadram como geradores de resíduos as empresas e estabelecimentos de serviços públicos de saneamento básico (exceto os resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana), industriais, transporte, resíduos perigosos, atividades agropecuárias e silviculturas, comerciais e prestadores de serviços.
28/02/2023
Prefeitura realiza mês de ações voltadas à temática de gestão das águas
A Prefeitura de Piracicaba realiza no mês de março uma série de atividades, em parceria com diversas instituições locais e regionais, para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22/03. Com o slogan "Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo", a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.
A primeira ação acontece na sexta-feira, 03/03, das 8h30 às 12h, com o evento de abertura do Mês da Água, que terá mesa redonda com o tema Ações locais e regionais para a gestão das águas. O evento será realizado no anfiteatro do Museu da Água; as vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita pelo https://bit.ly/abertura-mes-da-agua. A programação completa pode ser conferida em https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental
A mesa redonda contará com cinco palestrantes. A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, e a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, abordarão as potencialidades e desafios do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Phâmela Amaral, assistente social do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), apresentará as ações integradas de cidadania realizadas pela autarquia. Gabriel Bertolo, analista de responsabilidade social da Águas do Mirante, falará sobre Esgotamento Sanitário: Responsabilidade Social e Cidadania. E fechando a mesa, a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, discutirá sobre a contribuição da educação ambiental na gestão das águas. A mediação da atividade será feita por Bruno Fernandes, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (NEA/Simap).
"Além de ser um evento de abertura das atividades do mês de março, os diálogos promovidos pelos palestrantes visam não apenas apresentar as ações locais regionais, mas estimular a participação popular para a gestão das águas", comenta Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA.
PROGRAMAÇÃO - As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água(GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Foi criado pela ONU em 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água.
Segundos dados da ONU, 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema está relacionado a 80% das doenças e mortes.
24/02/2023
Limpinhos e cheirosos: Núcleo de Bem-Estar Animal realiza mutirão de banho em cães
Autor: Texto: Camila Piacentini Fotos: Isabela Borghese
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Bem Estar Animal (NBEA), vinculado às secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e de Saúde (SMS), realizou hoje, 23/02, mutirão de banho em dez cães que vivem no NBEA. A ação objetivou fazer o controle da incidência de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), além de manter a qualidade de vida dos animais. Hoje, o NBEA tem 80 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, que são entregues aos seus tutores vacinados, vermifugados e chipados.
De acordo com Matheus Ferreira dos Santos, médico veterinário e coordenador do NBEA, os serviços atendem um protocolo de conduta técnica veterinária. "Todo esse trabalho é realizado periodicamente, de acordo com a necessidade, para fazer o controle dos ectoparasitas e garantir a qualidade de vida deles, beneficiando ainda na questão de pelagem, evitando fungos. E, claro, deixá-los limpinhos e cheirosos, prontos para conquistarem uma nova família", explicou.
O cão Bambu é um dos que estão tendo resultados benéficos com os banhos. Ele chegou ao Núcleo em junho de 2021, com uma alteração de folículo, que não permitia que os pelos crescessem naturalmente. ?Com os banhos, e o trabalho que fazemos no solário, estamos conseguindo estimular o crescimento dos pelos normalmente agora?, contou.
DOAÇÕES - Quem quiser pode doar toalhas ao NBEA, em bom estado, e kits de higiene com produtos específicos para cães e gatos. Segundo Santos, qualquer pessoa pode doar, basta entregar na sede do Núcleo, localizada à rua dos Mandis, s/n, Jupiá. O horário de funcionamento é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 11h, aos sábados.
Para adoção de cães e gatos, é necessário entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para análise de posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.
15/02/2023
CCZ trabalha na orientação e prevenção à febre maculosa no município
Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS -- Fotos: Isabela Borghese
O trabalho de orientação e prevenção à febre maculosa realizado pelas Secretarias de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) resultaram na diminuição de 60% no número de casos confirmados. No ano passado, foram confirmados dois casos e um óbito pela doença. Em 2021, foram cinco confirmações e quatro mortes. Os dados são da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Apesar da diminuição, a Prefeitura alerta para os riscos da doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii e pode levar à morte. O período de maior incidência da febre maculosa é entre junho e novembro, mas em Piracicaba, o rio que corta a cidade exige ainda mais cuidados. No verão, época das cheias, o cartão-postal atrai muitos piracicabanos e turistas às suas margens. Além das pessoas, o local também é o preferido das capivaras, um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, por isso o CCZ não baixa a guarda o ano todo.
Além das margens do Piracicaba, desde o bairro Monte Alegre até Artemis, outras áreas identificadas como de maior risco de contaminação da doença são as margens do ribeirão Piracicamirim, a lagoa do Santa Rita, Parque da Rua do Porto e a margem do rio Corumbataí.
Animais domésticos, como cães e aves, também podem ser hospedeiros dos carrapatos, então, é importante redobrar os cuidados com eles. "A transmissão da doença não ocorre de uma pessoa para outra e os principais sintomas são febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, pontinhos avermelhados nas mãos e pés", destaca o secretário de Saúde, Filemon Silvano, ao lembrar que ações educacionais são realizadas em parceria com a Educação, nas escolas, além de orientações que estão disponíveis junto as unidades que saúde da cidade.
CUIDADOS - Caso a pessoa suspeite que tenha sido infectada e possua sintomas iniciais, é importante procurar uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e informar que esteve em região de risco para a doença. A falta ou demora no tratamento da febre maculosa agrava o caso, podendo levar ao óbito.
Para se prevenir em locais onde possa haver carrapatos, a recomendação é examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras para facilitar enxergar melhor os parasitas e usar repelentes. Ao encontrar carrapatos no corpo, retire preferencialmente com auxílio de uma pinça, sem esmagar com as unhas para não ocorrer a liberação de bactérias, quanto mais rápido a retirada, menor será o risco de contrair a doença.
O tratamento contra a febre maculosa é feito com antibiótico específico e deve ser iniciado no momento da suspeita. Em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa.
14/02/2023
Prefeitura busca intensificar corte de mato na cidade
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), tem buscado intensificar os serviços de corte de mato na cidade. Hoje, 13/02, a secretaria enviou um comunicado às imobiliárias da cidade, a fim de informar sobre a responsabilidade dos proprietários a respeito da roçagem e limpeza de terrenos e imóveis particulares.
De acordo com a pasta, o objetivo é alertar os proprietários da necessidade de manter a limpeza dos imóveis para evitar o crescimento do mato, o que pode ocasionar na infestação de pragas e problemas de saúde pública que a sujeira, aliada ao mato alto, causam.
O documento cita que, de acordo com a Lei Complementar 178/06, artigos 23 e 25, alterada pela Lei Complementar 232/08, artigo 2º, "os responsáveis por imóveis não edificados, murados ou não, que se localizem dentro do perímetro urbano da sede e dos distritos, são obrigados a mantê-los limpos e drenados, respondendo, em qualquer situação, pela sua utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer espécie ou natureza". A limpeza inclui corte, retirada ou remoção dos resíduos vegetais, além da remoção de entulho ou resíduos no local.
O não cumprimento da medida implica em multa. O comunicado salienta que, em caso de terreno com mato alto com altura superior a 0,80 cm, o proprietário do imóvel será autuado no valor de R$ 2,64 por metro quadrado da área do imóvel, não cabendo notificação prévia.
No caso de abandono, o artigo 17 da Lei Complementar 178/06, alterado pela Lei Complementar 232/08, artigo 2º versa que "proprietários e possuidores, a qualquer título, são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos, mantendo-os capinados, bem como livres de entulhos ou recipientes que acumulem água ou sirvam de abrigo para animais sinantrópicos ou vetores". A inobservância dessa determinação legal resultará ao infrator multa de R$ 1.342,64, dobrada a cada reincidência.
07/02/2023
Reunião entre prefeito e secretarias analisa primeiras intervenções e define próximos passos para a pedreira do Bongue
Autor: Texto: Camila Piacentini Fotos: Guilherme Valdanha
O prefeito Luciano Almeida se reuniu hoje, 07/02, com secretários para analisar as primeiras intervenções realizadas e definir os próximos passos para resolver a situação da pedreira do Bongue. Na ocasião, estiveram presentes representantes das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel), de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Transportes Internos (Semutri) e Defesa Civil.
Até o momento, de acordo com a Simap, foram executados os cortes de 40 árvores no topo da pedreira, que estavam em área de risco; a medida foi necessária justamente porque essas árvores já davam indícios de que poderiam cair a qualquer momento e, por isso, precisaram ser retiradas a fim de prevenir novos desagregamentos de blocos de rocha.
Além disso, a pasta também realizou 700 podas nas leucenas que ficam na avenida Jaime Pereira; no local já existe uma tela de contenção, mas a ideia é ampliar a altura dessa cerca para seis metros, como medida de proteção à avenida.
Após a reunião, ficou definido que a Semozel vai executar serviços de drenagem na rua Aracaju, para evitar que a água das chuvas transcorra por entre a pedreira, o que pode resultar no desprendimento de rochas. A drenagem consiste no manejo das águas de chuvas de forma que sejam escoadas para galerias pluviais. Os serviços serão iniciados ainda nesta semana.
Também será firmado um contrato emergencial para contratação de empresa especializada que vai realizar a derrubada de nove blocos que já estão condenados. A contratação da empresa deve ser oficializada até o fim dessa semana, para que o início dos serviços já ocorra na sequência. A expectativa é de que essa execução seja finalizada dentro do prazo de 30 dias. Após a conclusão dos serviços, será feita uma nova análise da pedreira para, assim, liberar o trânsito com segurança na avenida Jaime Pereira, que está interditada totalmente, de forma preventiva, desde 27/12/2022 (leia abaixo o esquema de rotas alternativas para o trânsito).
"Todas essas medidas estão e serão realizadas seguindo o que foi estipulado pelo laudo final elaborado pela empresa contratada para vistoria da pedreira. Com as podas e os cortes de árvores concluídos, agora conseguimos dar andamento nas próximas etapas, que são a drenagem e a derrubada das pedras. Tudo o que está sendo feito é priorizando a segurança de todos que utilizam a avenida Jaime Pereira diariamente. Todo esse trabalho culminará em uma ação definitiva, ficando apenas algum detalhe pra ser estudado a médio e longo prazo", explicou Luciano Almeida.
ROTAS ALTERNATIVAS ? A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas:
Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes)
Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira
Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira
Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte)
Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto.
Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.
07/02/2023
Primeiro CastraFácil do ano atendeu 50 gatos no sábado, 04/02
Autor: Texto: Camila Piacentini
No último sábado, 04/02, 50 gatos foram atendidos na primeira ação do CastraFácil de 2023, realizada pelo Núcleo de Bem Estar Animal (NBEA), vinculado às secretarias de Saúde (SMS) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).
A ação tem apoio de protetores independentes da cidade e visa o controle populacional de animais de rua e núcleo de gatos instalados em bairros carentes de Piracicaba. No sábado, foram castrados animais das cinco regiões de Piracicaba. A próxima ação está agendada para o dia 04/03.
31/01/2023
Cemitério da Saudade recebe primeiro roteiro noturno de contação de histórias e lendas de 2023
A primeira edição do roteiro noturno de contação de histórias e lendas no Cemitério da Saudade será realizada na próxima sexta-feira, 03/02, no Cemitério da Saudade, com dois passeios agendados: o primeiro às 19h e o segundo às 20h30. O roteiro faz parte do projeto O Que te Assombra? Piracicaba: Saudade e Suas Vozes que percorre pontos históricos da região, abordando suas lendas, histórias e personalidades marcantes. A realização é do grupo criativo O que Te Assombra e da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com apoio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba).
"Em 2022, foi surpreendente o interesse da população em participar do roteiro e conhecer mais sobre as histórias e as personalidades da cidade. Tivemos repercussão e avaliação muito positivas daqueles que participaram. Em todas as edições as vagas se esgotaram rapidamente. Esperamos que este ano o sucesso se repita e mais pessoas tenham oportunidade de realizar o passeio", disse Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.
Para essa primeira edição do roteiro no Cemitério da Saudade estarão disponíveis 160 inscrições e os participantes serão divididos em dois grupos de 80 pessoas cada. Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.
INSCRIÇÕES - As inscrições para participação no evento podem ser feitas a partir de amanhã, quarta-feira (01/02), às 19h, pelo link https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes . Em caso de chuva, o passeio será reagendado e brevemente informada nova data por meio das redes sociais da Prefeitura. Mais informações: (19) 3403-1356.
25/01/2023
Sema receberá apoio da Raízen para aumentar produtores no PSA
Autor: Texto e fotos: Thaís Passos/Sema
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), esteve em reunião na última sexta-feira, 20/01, com técnicos da Raízen, para apresentação do programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), a fim de discutir ações conjuntas para inclusão de novos proprietários.
A engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, que está à frente do programa na secretaria e participa dele desde sua criação, explicou o funcionamento do PSA, que consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de nascentes em suas propriedades.
Estiveram presentes o coordenador administrativo da Usina Costa Pinto, Edenilson Aparecido de Almeida, o coordenador de Inovação e Oferta Sustentável, Gustavo Spegiorin, e as analistas Michele Espadoni e Marcela Sbriça.
De acordo com os técnicos da Raízen, a equipe vai verificar a possibilidade de convidar os parceiros e produtores fornecedores da empresa que possuem propriedades localizadas nas microbacias abrangidas pelo PSA, para inscrição no programa.
A Sema também vai marcar um treinamento com a equipe da Raízen sobre a elaboração do PAI (Projeto Ambiental Individual), necessário para a inscrição no programa.
PSA - Por meio de vistorias, profissionais da Sema, Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros, das propriedades inscritas no programa
Se aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. O PSA aceita apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.
As inscrições para o PSA de 2023 abriram no primeiro dia útil de janeiro e seguem até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.
23/01/2023
Forte chuva castiga a região leste de Piracicaba
Piracicaba foi novamente atingida por fortes chuvas na tarde de hoje, segunda-feira, 23/01. De acordo com a Defesa Civil, desta vez, a região Leste, onde ficam bairros como Dois Córregos, Nova da Colina e Nova Iguaçu, entre outros, foi a mais castigada pelo grande volume de água. Equipes da Prefeitura estão mobilizadas para atender as ocorrências, fazendo a limpeza da lama com caminhão-pipa, desobstrução de galerias e retirada de materiais, como galhos e mato, em força-tarefa que reúne várias secretarias.
O córrego que fica na avenida Antonia Pazzinato Sturion transbordou e alagou a avenida. O grande volume de água nesse córrego refletiu, também, no alagamento de ruas do Morumbi, como a Jacob Dihel, altura do 21, e Maestro Luiz Dutra. A lama será retirada por caminhão-pipa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).
Casas na rua Mamede Freire, no Nova Iguaçu, ficaram alagadas. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), o sistema de drenagem no Nova Iguaçu não funciona desde que o bairro foi implantado, já que suas ruas são muito planas. A Semozel informou, também, que finaliza estudo hidrológico para determinar qual tipo de obra deve ser executada no local. A Defesa Civil esteve no local nesta tarde para auxiliar a população e a Simap vai enviar caminhão-pipa para lavar a rua.
Outros pontos ficaram alagados foram a avenida Comendador Pedro Morganti; rua Fúrio Franceschini, no Santa Cecília. Nesse ponto, às 18h15 ainda havia água empoçada. Trecho da Padre Lopes com Edu Chaves, no São Dimas, também foi alagada. Vários pontos, mesmo que não sejam próximos a córregos e baixadas, podem alagar devido a galerias de águas pluviais entupid