Arborização: em três anos, Prefeitura plantou quase 24 mil árvores somente na área urbana

Arborização: em três anos, Prefeitura plantou quase 24 mil árvores somente na área urbanaArborização: em três anos, Prefeitura plantou quase 24 mil árvores somente na área urbana

SIMAP em AÇÃO






Secretário: Alex Gama Salvaia



A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE DE PIRACICABA (SIMAP), vem executando diversas obras e melhorias visando maior conforto e opções de lazer para população de nossa cidade.





DESTAQUE








25/01/2024

Arborização: em três anos, Prefeitura plantou quase 24 mil árvores somente na área urbana


Dados compilados consideram os plantios feitos em calçadas e áreas verdes dentro do perímetro urbano do município

Por CCS / Publicado em 24/04/2024

Durante o período de 2021 a 2023, a Prefeitura de Piracicaba plantou 23.991 mudas de árvores nativas dentro do perímetro urbano do município, considerando apenas plantios feitos em calçadas e áreas verdes. O balanço, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), apresentou um crescimento de aproximadamente 35% em comparação aos quatro anos anteriores a esta gestão, ou seja, de 2017 a 2020.

De acordo com os dados da Simap, em 2021 foram plantadas 4.542 árvores, sendo 409 na região central, 2.088 na região norte, 364 na região sul, 1.181 na região leste e 500 na região oeste.

Em 2022 foram plantadas 5.712 árvores, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, sendo 856 na região central, 2.341 na região norte, 514 na região sul, 1.313 na região leste e 688 na região oeste.

Já em 2023 foram plantadas 13.737 árvores na área urbana, um aumento de 140% em relação ao ano anterior, sendo 280 na região central, 7.149 na região norte, 2.041 na região sul, 3.282 na região leste e 985 na região oeste.

Para efeitos comparativos, no período de 2017 a 2020, foram plantadas 17.724 árvores, sendo: 5.438 em 2017; 5.875 em 2018; 3.156 em 2019; e 3.255 em 2020.

"Essas ações e esforços são resultados de uma análise macro da gestão arbórea da cidade, o que nos garantiu o reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo, pela ONU, no início de 2024", destacou Alex Gama Salvaia, titular da Simap.

SUPRESSÕES - Salvaia ainda explicou que os casos de supressões de árvores só são executados quando o indivíduo não for sadio ou não estiver equilibrado. "Ambas as situações tornam a árvore com alto grau de risco de queda e então, o direito ambiental cede força para outros direitos, como o de propriedade, pois a árvore pode cair e danificar alguma propriedade, e o direito à vida, uma vez que pessoas e animais podem ser atingidos pela queda da árvore e perderem a vida", comentou.

Há também casos, conforme o secretário, em que é necessário também que a árvore, mesmo que sadia e equilibrada, seja suprimida, por conta de estragos em edificações, por impedir a locomoção de pessoas, risco de danos elétricos, bem como o risco de danificação da rede de água e esgoto, ou mesmo de tubulação de gás natural.

Cada pessoa pleiteia à Prefeitura a poda ou a supressão das árvores que entenda estar prejudicando algum direito individual seu, sendo dever da Prefeitura analisar cada caso e decidir o que será feito, sempre com base em normas técnicas vigentes no município.


22/01/2024

Arborização + Segura: Prefeitura inicia o plantio de mudas de árvores no bairro Santa Rita


A compensação é de 5 para cada 1, com árvores de porte adequado

Por CCS / Publicado em 19/04/2024

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel) e Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), iniciou ontem, 18/04, a compensação de mudas no bairro Santa Rita, dentro do programa Arborização + Segura, executado pela CPFL Paulista. O programa da companhia prevê a substituição de árvores que podem causar danos às redes de energia elétrica, causando apagões e outros prejuízos, com compensação de plantio de 5 para 1. As novas árvores têm porte adequado, não oferecendo risco para as redes de distribuição de energia.

As mudas selecionadas para o bairro são das espécies ipê, eritrina, angico e louro-pardo. A CPFL Paulista já entregou à Prefeitura 2.561 mudas até o momento, que serão plantadas em toda a cidade, incluindo as espécies quaresmeira, grevílea-anã, chal-chal, tamanqueira e pata-de-vaca. Até o momento, as equipes de plantio atenderam, além do Santa Rita, os bairros São Dimas, Campestre, Vila Independência, Bairro dos Alemães, São Judas e Bairro Alto.

As mudas estão sendo plantadas nos locais das árvores substituídas, se não houver risco à rede de energia, ou em locais próximos, como áreas verdes.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos.

A seleção das árvores que estão sendo substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.


18/01/2024

Horto de Tupi recebe Círculo de Mulheres no sábado, 20/04


Evento integra calendário do programa Vem Pro Horto, da Prefeitura de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 18/04/2024

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), o Horto de Tupi recebe no sábado, 20/04, das 9h às 12h, o Círculo de Mulheres, com o tema Mulheres que Quebraram Barreiras: Um Olhar Sobre o Passado Para Inspirar o Futuro. O evento integra o calendário do programa Vem Pro Horto, que tem o objetivo de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. Os interessados em participar devem se inscrever previamente pelo link https://encurtador.com.br/tuxUW. As vagas são limitadas.

O círculo, que será conduzido por Camila Pimenta, da Curadoria da Alma Feminina, propõe uma reflexão em relação à mulher contemporânea, resgatando histórias vividas por mulheres do passado e os desafios enfrentados em uma sociedade que não permitia muitos espaços, nem direitos. Com a utilização de uma ferramenta desenvolvida pela palestrante, serão propostas reflexões com o intuito de estimular as participantes a entenderem seus processos internos por meio do diálogo com essas histórias e com as suas próprias histórias.

"Nesse encontro, vamos adentrar nas narrativas das mulheres, conectando suas experiências pessoais com um olhar reflexivo sobre o fortalecimento de suas conquistas futuras. O objetivo é destacar o impacto positivo que suas vivências podem ter na construção de uma nova história coletiva, pautada na união e na sororidade. Estes são pilares essenciais para as transformações e conquistas que as mulheres almejam", explicou Camila.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), complementou sobre a relevância da ação. "Na construção de sociedades sustentáveis, o diálogo sobre o papel da mulher no mundo contemporâneo é fundamental. Assim, o Círculo de Mulheres será um espaço de trocas e reflexões abertos a todas as mulheres", disse.

O programa Vem pro Horto foi criado em 2016, tem realização da Prefeitura, por meio da Simap, IPA, Fundação Florestal e Laboratório de Educação e Política Ambiental ? Oca, além de diversos parceiros. Sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano.

"O Vem pro Horto é um programa muito especial, pois promove a integração de diversas pessoas e instituições que atuam em Piracicaba, na construção coletiva de atividades que integram o meio ambiente e a educação ambiental com diversas temáticas", completou Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap.

SERVIÇO - Círculo de Mulheres. Sábado, 20/04, das 9h às 12h, no Horto de Tupi. Inscrições, limitadas, pelo link: https://encurtador.com.br/tuxUW.


09/01/2024

Embaixadores ESG: cerimônia homenageia personalidades relevantes para o fomento da agenda na cidade


Ao todo, 11 pessoas foram homenageadas, em solenidade que aconteceu ontem, 09/04, na Fumep

Por CCS / Publicado em 10/04/2024

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realizou ontem, 09/04, no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), a cerimônia de entrega das homenagens aos Embaixadores ESG; ao todo, 11 pessoas receberam o título, por serem consideradas condutores do tema, que contribuem estrategicamente para o fomento da cultura ESG, bem como têm colaborado com o avanço do Programa de Desenvolvimento e Certificação, idealizado pelo Executivo.

Os homenageados foram: Debora de Paula Rodrigues, Yoon Jung Kim, Fabio André Martins Bonilha, Fernando Simões Filho, João Paulo Pacifico, Thales Gomes Demarchi, Rachel Maia, Adalberto Maluf e Ricardo Martins. O prefeito Luciano Almeida e o titular da Simap, Alex Gama Salvaia, também receberam a honraria.

"É preciso reconhecer a notoriedade destes profissionais que se dedicam às premissas do ESG dentro de suas empresas, mas que também levam isso para a sociedade. Esse é o intuito deste título, nomear os embaixadores ESG por seus papéis fundamentais no avanço dessa cultura. São personalidades que têm colaborado com o nosso programa de desenvolvimento e certificação, fortalecendo a condução desse tema em Piracicaba", destacou Luciano Almeida.

Para Salvaia, a honraria viabiliza a expansão do programa para além do âmbito municipal. "A entrega dos títulos de embaixadores ESG foi destinada a pessoas que desempenham um papel relevante para o avanço do programa de desenvolvimento e certificação, mas também a pessoas que estão embarcando nesta jornada agora e que possuem uma enorme capacidade de colaboração com o projeto. Além disso, entregamos também o troféu de Jornada ESG para empresas que já preencheram o questionário para inclusão no programa, e que, agora, poderão utilizar esta marca", explicou.

Fabio Bonilha, gerente de ESG e Inovação da Hyundai Motor Brasil, foi um dos homenageados. "É uma honra receber esse prêmio em nome da Hyundai. Esse reconhecimento é importante porque a Hyundai é comprometida em contribuir com as melhores práticas. Buscamos transmitir nossos conhecimentos e, por meio dos processos de governança, conseguir implementar mudanças reais na sociedade, o que é uma das nossas filosofias principais, que é promover o progresso humano", disse.

A gestora de projetos do Sebrae Débora de Paula Rodrigues destacou a iniciativa do Executivo em ofertar o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG. ?Ver que o poder público tem essa visão a longo prazo, visão de vanguarda, é muito importante. E é com muita alegria que recebi essa homenagem, o que reafirma o compromisso de me dedicar a ajudar a todos a trilhar esse caminho da melhor forma?, completou.

O PROGRAMA ? O Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG objetiva que as empresas interessadas obtenham a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão menor risco reputacional, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises porque se tornam mais estáveis e consolidadas; retenção de talentos; melhor relação com clientes e com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importante para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

INSCRIÇÕES - Para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ ? página 39).


08/01/2024

Prefeitura e Governo do Estado entregam obras de desassoreamento no programa Rios Vivos


Ribeirão do Enxofre e córregos Jaú e Itapuã foram contemplados pela iniciativa na cidade

Por CCS / Publicado em 08/04/2024

Em cerimônia realizada na manhã de hoje, 08/04, o prefeito Luciano Almeida, a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e a superintendente do DAEE (orgão regulador de recursos hídricos do Estado), Mara Ramos, oficializaram a entrega das obras de desassoreamento executadas no município, dentro do programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE. Ao todo, foram desassoreados três trechos do ribeirão do Enxofre (local do evento), um trecho do córrego Jaú e mais um trecho do córrego Itapuã.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Governo da Prefeitura, Tássia Espego; do diretor de bacia do Médio Tietê, Felipe Gobet; e de representantes dos Comitês e Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Também houve plantio de mudas nativas, com participação especial dos alunos da Escola Municipal Professor Alceu Marozzi Righetto.

A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil. A iniciativa visa a revitalização de margens e despoluição de cursos d?água em todo o Estado com a retirada de sedimentos, o que auxilia no combate a inundações e garante mais água e qualidade de vida para a população.

"Essa ação é o resultado da parceria com o Governo do Estado, uma iniciativa simples, mas que gera um benefício grandioso. As obras são de curto prazo, como forma de prevenção de enchentes, mas também é algo que vai ficar para o futuro, principalmente quando analisamos as questões das mudanças climáticas, que trazem ações naturais mais intensas e complexas. Mas além disso, também é uma iniciativa de recuperação de áreas de proteção, o que viabiliza a conscientização ambiental na sociedade", salientou Luciano Almeida.

"Este é mais um trabalho que já tem dado resultado prático. Então, só temos a agradecer ao Governo do Estado, por meio do DAEE, por viabilizar essa parceria", acrescentou Tássia Espego, secretária de Governo.

De acordo com a titular da Semil, Natália Resende, foram retirados 15,4 mil metros cúbicos de material, considerando apenas os trechos desassoreados do ribeirão do Enxofre. A secretária também abordou a importância da educação ambiental quanto à poluição de cursos d?água. ?As obras de desassoreamento trazem uma série de impactos que vemos na prática, desde a mitigação de enchentes, mas também a integração dos rios e ribeirões com a sociedade. Só do ribeirão do Enxofre foram retirados mais de 15 mil metros cúbicos de material, e, nesse ponto, é preciso destacar que muitos dos elementos recolhidos não são provenientes da natureza, mas sim de poluição. Por isso, o programa Rios Vivos é fundamental também para conscientizar na questão da despoluição. O estado de São Paulo tem uma potencialidade hídrica gigantesca, e o programa vem para reforçar essa disponibilidade?, comentou.

A superintendente do DAEE, Mara Ramos, reforçou a relevância da preservação da água e do ambiente em que os cursos d?água estão inseridos. ?A cerimônia de hoje foi para celebrar os resultados do programa Rios Vivos em Piracicaba, que já está se beneficiando. Nosso objetivo é a prevenção de eventos como alagamentos e enchentes e, para isso, nossos rios precisam estar livres de resíduos para poderem escoar. Por isso, esse é um trabalho eficiente, que já foi realizado, neste biênio, em 37 cursos d?água no estado. E o sucesso do Rios Vivos só é possível porque podemos contar com a parceria das prefeituras?, completou.

AS OBRAS ? No ribeirão do Enxofre, as obras de desassoreamento e alargamento de canal foram executadas em três trechos ao longo de sua extensão: o primeiro da avenida Jaime Pereira até a estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, no bairro Morato; o segundo na avenida Prof. Demóstenes Santos Corrêa, na altura do Ginásio do Jaraguá; e o terceiro na região do Itapuã, na rua Pedro Habechian.

Além dos três pontos no Enxofre, o serviço também foi feito no córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva. O córrego Itapuã pertence à bacia hidrográfica do ribeirão do Enxofre.

No final do ano passado, ainda dentro do Rios Vivos, o córrego Jaú também recebeu obras de desassoreamento, no trecho o localizado à avenida Jaú, entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz, no bairro Tatuapé.

Os pontos que foram desassoreados foram escolhidos por serem regiões fundamentais para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que há registros recorrentes de extravasamento do ribeirão.

Por isso, as intervenções do desassoreamento consistiram na retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias foram feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e


08/01/2024

Simap realiza cerimônia de homenagem a embaixadores ESG


No total, dez pessoas receberão a homenagem pela relevante contribuição na causa

Por CCS / Publicado em 05/04/2024

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza na próxima terça-feira, 09/04, às 19h, no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), solenidade de entrega das homenagens aos Embaixadores ESG.

Ao todo, dez pessoas serão homenageadas, por serem consideradas condutores do tema, que contribuem estrategicamente para o fomento da cultura ESG, bem como têm colaborado com o avanço do Programa de Desenvolvimento e Certificação, idealizado pelo Executivo.

O objetivo é enaltecer a participação e a iniciativa dos embaixadores na cooperação para a disseminação das premissas do ESG na cidade.

SERVIÇO - Solenidade de entrega das homenagens aos Embaixadores ESG. Terça-feira, 09/04, às 19h, no salão nobre da Fumep (avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areão).


08/01/2024

Programa Rios Vivos: desassoreamento do ribeirão do Enxofre é concluído


No total, três trechos do ribeirão foram atendidos; pontos foram escolhidos estrategicamente para evitar alagamentos

Por CCS / Publicado em 05/04/2024

A Prefeitura, em conjunto com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), concluiu os serviços de desassoreamento e alargamento de canal no ribeirão do Enxofre, executado em três trechos ao longo de sua extensão. As obras foram viabilizadas pelo programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE, o qual a Prefeitura pleiteou a participação do município pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Defesa Civil.

O primeiro trecho contemplado foi da avenida Jaime Pereira até a estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, no bairro Morato. O segundo foi na avenida Prof. Demóstenes Santos Corrêa, na altura do Ginásio do Jaraguá. Os serviços atenderam ainda o terceiro trecho na região do Itapuã, na rua Pedro Habechian.

Os pontos que foram desassoreados foram escolhidos por serem regiões fundamentais para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que há registros recorrentes de extravasamento do ribeirão. No ponto próximo à avenida Jaime Pereira, por exemplo, em dias de fortes chuvas, chega a ocorrer obstrução das galerias de águas pluviais, por conta do excesso de lodo e resíduos que se acumulam nas portas.

Por isso, as intervenções do desassoreamento consistiram na retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias foram feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias.

Semozel executa agora o plantio de mudas nativas às margens do ribeirão, como jequitibá, açoita-cavalo e pau-d?alho.

CÓRREGO ITAPUÃ - Além dos três pontos de desassoreamento no ribeirão do Enxofre, o serviço também foi executado no córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva. O córrego Itapuã pertence à bacia hidrográfica do ribeirão do Enxofre.

VISITA - Na próxima segunda-feira, 08/04, será realizada a apresentação oficial dos resultados do programa Rios Vivos na cidade. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e a superintendente do DAEE, Mara Ramos, devem participar do evento ? a ser celebrado às margens do ribeirão do Enxofre. Também haverá um plantio de mudas nativas no local.

CÓRREGO JAÚ - No final do ano passado, Piracicaba foi contemplada dentro do Rios Vivos para serviços de desassoreamento no córrego Jaú; a obra foi finalizada nesta semana. Além disso, a Prefeitura tenta ainda atender mais um ponto junto ao DAEE: o córrego Itapuã, na avenida Thales Castanho de Andrade, entre as ruas Caçapava e Senador Saraiva.


04/01/2024

Programa Arborização + Segura segue no município


Convênio firmado com a CPFL prevê a substituição de árvores que afetam as redes de energia, com compensação de plantio de cinco para uma

Por CCS / Publicado em 04/04/2024

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel) e Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), segue com o plantio de mudas na cidade no programa Arborização + Segura, executado pela CPFL Paulista. O programa da companhia prevê a substituição de árvores que podem causar danos às redes de energia elétrica, causando apagões e outros prejuízos, com compensação de plantio de 5 para 1. As novas árvores têm porte adequado, não oferecendo risco para as redes de distribuição de energia.

Até o momento, as equipes de plantio da Simap atenderam, na primeira etapa do programa, os bairros São Dimas, Campestre, Santa Rita, Vila Independência, Bairro dos Alemães, São Judas e Bairro Alto.

A CPFL é a responsável pelo fornecimento das mudas, que, entre as espécies, tem araçás, pitangueiras, babosa-branca, cereja-do-riogrande, quaresmeiras, ipê branco, ipê amarelo, pata de vaca, aldrago, pitanga, canudo de pito, entre outras. A Simap, responsável pelo plantio das mudas, é quem mapeia os locais onde as novas árvores são plantadas.

SANTA RITA - No bairro Santa Rita, a CPFL executou, nesta semana, a substituição de pouco mais de 20 árvores. O titular da Semozel, Marcio Marino, esteve na região na manhã de hoje, 04/04, para acompanhar o recolhimento dos resíduos na região.

"Foi feita a supressão de pouco mais de 20 árvores que estavam interferindo na rede de energia. É um serviço necessário como medida de segurança, para evitar que, em dias de chuva e ventos fortes, uma possível queda afetasse a fiação ou os postes, causando apagões no bairro ou até mesmo curto-circuito. Porém, as supressões serão compensadas com o plantio de cinco mudas para cada uma árvore retirada. As mudas que serão plantadas já são mudas desenvolvidas, com cerca de dois metros de altura, para que o crescimento dessa nova árvore seja mais rápido", explicou.

Marino salientou também que a Prefeitura tem fiscalizado os serviços da CPFL Paulista. "Temos um acordo com a CPFL sobre o recolhimento dos resíduos das supressões, que deve ser feito em até três dias. Caso não seja cumprido, vamos notificar a autuar a companhia", completou.

PROJETO - A seleção das árvores que serão substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.

O programa contempla cinco aspectos: urbanismo e paisagismo; acessibilidade das calçadas; educação ambiental; segurança, que inclui redução de queda de árvores e acidentes, iluminação pública e sinalização de trânsito; e infraestrutura e energia.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos. Em 2023, a Prefeitura registrou a queda de aproximadamente 400 árvores durante dias de chuva ? algumas delas caíram justamente sobre as redes de energia, acarretando em interrupções do fornecimento.


04/01/2024

ESG: Prefeitura apresenta programa de certificação para representantes da Região Metropolitana


Encontro divulgou benefícios do projeto e discutiu as necessidades de incorporação da cultura ESG no poder público municipal

Por CCS / Publicado em 03/04/2024

Em encontro na Acipi na manhã de hoje, 03/04, o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, apresentaram o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, idealizado pelo Executivo, para representantes da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O objetivo foi divulgar o conceito, os objetivos e os benefícios do programa, bem como discutir as necessidades da incorporação da cultura ESG pelo poder público municipal.

"A adequação à cultura ESG começa nas empresas mas também no setor público, que, de uma forma geral, já é pautado em questões ambientais, sociais e de governança. Sendo assim, a implementação do programa em Piracicaba é a evolução de um processo que já ocorre em muitos lugares pelo mundo; é um primeiro passo que, agora, pode ser estendido a outros municípios. Assim será possível fazer com que essa cultura chegue à sociedade. Esse é o caminho", salientou Luciano Almeida durante o encontro.

Salvaia ainda complementou que, além do programa, mais ações estão sendo desenvolvidas para expandir o ESG na cidade. "Nossa ideia é começar a integrar a RMP à agenda, tornando o ESG mais conhecido e, em consequência, possibilitar que as adequações, seja pelo poder público, iniciativa privada e sociedade, aconteçam a curto, médio e longo prazo. E, concomitantemente, estamos agora elaborando um projeto de inserção do ESG na grade curricular das escolas. Queremos, no segundo semestre, aplicar um piloto desse projeto, nas salas dos quintos anos do ensino municipal, mas também temos a intenção de ampliar isso para o ensino estadual técnico", explicou.

Apresentado oficialmente em 22/02, o Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG objetiva que as empresas interessadas obtenham a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão risco reputacional baixo, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises, uma vez que se tornam mais estáveis e consolidadas; retenção de talentos; melhor relação com clientes e com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importante para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

Representando a cidade de Cordeirópolis, o diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Edvaldo Antonio de Oliveira, participou do evento e garantiu que o município vai aderir ao programa. "É uma iniciativa que aborda um tema necessário e viabiliza que empresas e também o poder público façam um planejamento das ações fundamentais para iniciar esse caminho do ESG. Queremos, agora, levar esse programa para Cordeirópolis, para dentro das secretarias municipais, apresentar aos gestores, e, assim, incutir a cultura ESG na nossa cidade", declarou.

INSCRIÇÕES - Para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ - página 39).


04/01/2024

Prefeitura realiza Campanha de Páscoa para promover a adoção de cães do Departamento de Bem-Estar


Estão disponíveis 21 cães, já vacinados, castrados e microchipados

Por CCS / Publicado em 28/03/2024

Como forma de encontrar um lar definitivo para os animais do Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), lança hoje, 28/03, a Campanha de Páscoa, apresentando 21 cães que estão disponíveis para adoção.

Os bichinhos são vacinados, castrados, microchipados e socializados. Todos vivem no DBEA após serem resgatados, vítimas de maus tratos, abandono e negligência.

Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, é necessário entrar em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para garantir que cada pet seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.

Os pets também podem ser conhecidos no Instagram da Prefeitura: @prefeituradepiracicaba.

As doações podem ser entregues diretamente no DBEA, que fica na rua dos Marins, s/n, no bairro Jupiá, ou na Simap, localizada no 9º andar do Centro Cívico, que fica à rua Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, Centro.




26/03/2024

Prefeitura recebe caminhão compactador para aprimorar coleta seletiva na cidade


Veículo tem eficiência quatro vezes maior que o caminhão convencional

Por CCS / Publicado em 26/03/2024

A Prefeitura de Piracicaba recebeu dois novos veículos para aprimorar a frota de coleta seletiva e a operação no tratamento de resíduos sólidos no aterro sanitário da cidade. A entrega técnica do caminhão compactador, com capacidade de 4,5 toneladas, e da escavadeira hidráulica foi feita na manhã de hoje, 26/03, na rampa de acesso ao Centro Cívico, com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, e representantes da Piracicaba Ambiental, concessionária do serviço de coleta e tratamento de resíduos sólidos na cidade, o coordenador operacional Vinicius Munhoz e a gerente comercial Patrícia Santos.

"Seguindo as atualizações que a secretaria tem trabalhado em conjunto com a Ambiental, recebemos hoje mais esses dois equipamentos para melhorar a coleta seletiva e o manejo de resíduos coletados na cidade. Especificamente falando do caminhão compactador, a intenção é que ele substitua três veículos convencionais, porque tem melhor capacidade e facilita a logística", salientou Salvaia.

O caminhão compactador é quatro vezes mais eficiente que o caminhão convencional, com carroceria. ?Estamos fazendo um experimento com o compactador, justamente porque ele é mais eficiente. Além disso, visualmente, traz um impacto maior na comunicação?, explicou Patrícia.

Além do caminhão compactador, foi entregue também uma máquina escavadeira para uso no Ecoparque de Piracicaba, que vai operar no tratamento e disposição de resíduos sólidos no aterro. Portanto, a coleta seletiva e o catacacareco no município tem à disposição 12 caminhões, sendo agora 1 caminhão compactador em caráter de testes.

"A Ambiental fica com a coleta e destinação final dos resíduos, que são levados para as cooperativas de reciclagem cadastradas no município", acrescentou Munhoz.

Também participaram da entrega Danilo Baio, diretor de unidade; Sérgio Marques, gerente operacional ; e Paula Doriguello, coordenadora operacional da Ambiental.

Mais informações sobre a coleta seletiva, como horários, bairros e que tipos de resíduos são aceitos, podem ser acessadas em https://simap1.wixsite.com/simap/coleta-seletiva.


21/03/2024

Portal do Cemitério da Saudade é reinaugurado após revitalização


Prefeito Luciano Almeida e secretário de Meio Ambiente, Alex Salvaia, estiveram na cerimônia de entrega da obra

Por CCS / Publicado em 21/03/2024

O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, oficializaram hoje, 21/03, a reinauguração do Portal do Cemitério da Saudade, que passou por serviços de revitalização, com limpeza e pintura total. As intervenções seguiram as diretrizes determinadas pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), já que o Portal é tombado como patrimônio histórico-cultural, por meio do Decreto 10.019/2002.

A última intervenção no Portal foi realizada há 18 anos, na ocasião do centenário do monumento. Entre os serviços executados, estão limpeza total do Portal, tratamento de fissuras, aplicação de material impermeabilizante e raspagem, para retirar o material anterior para garantir uma fixação melhor da nova pintura. A revitalização foi feita no Portal, no átrio de entrada e nos muros do Portal.

A iniciativa foi uma solicitação do Codepac em comum acordo com a Simap. Os reparos foram executados em parceria com o Memorial Administradora de Planos de Assistência Funerária e Outlet Tintas.

"É preciso enaltecer e agradecer a parceria que fizemos com o setor privado para viabilizar a revitalização da pintura do Portal do Cemitério da Saudade. Nada é feito sozinho e a união dos setores público e privado sempre é um bom caminho, justamente porque todos possuem o mesmo objetivo de cuidar da cidade", disse Luciano Almeida.

O prefeito ressaltou também que o Cemitério da Saudade é também um espaço turístico. "O cemitério é lugar de turismo também, tem esse viés, e, por isso, esse trabalho realizado reafirma o local como área de visitação para além das datas específicas. É uma forma de conhecer a cidade, afinal, existem muitas pessoas importantes sepultadas no Cemitério da Saudade, como primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes", contou.

"Quero agradecer a iniciativa dos parceiros pela colaboração nessa revitalização. Sabemos do esforço que foi, mas isso demonstra o zelo e o carinho que todos temos pela cidade", destacou Salvaia.

As diretrizes para a intervenção no Portal foram estabelecidas após contratação de empresa especializada, que analisou e emitiu relatório determinando tipos de materiais e cores para pintura, a fim de manter a originalidade do monumento.

"Conheço muitos cemitérios no Brasil e no exterior, mas não existe um portal como esse. É muito bonito, um orgulho para Piracicaba", acrescentou o diretor do Memorial, Carlos Longatto.

"Fizemos essa parceria para revitalizar esse monumento tão bonito, e foi tudo executado com muita qualidade. Ficou lindo", completou Cláudio César Fernandes, gerente da Outlet.

Participaram também da cerimônia de entrega da obra os vereadores Josef Borges e Paulo Camolesi.

PORTAL HISTÓRICO - O Cemitério da Saudade ? e seu portal ? são elementos de relevância fundamental para a história de Piracicaba: teve início em 1860 e surgiu da necessidade dos imigrantes alemães, que estavam na cidade, de serem sepultados em um local próprio, já que a Igreja Católica, detentora dos cemitérios no Brasil, não permitia o sepultamento de pessoas de outras religiões à época.

Os protestantes, então, solicitaram à Câmara Municipal um terreno, que foi cedido em 1860 a área onde hoje encontra-se o atual Cemitério da Saudade.

Porém, com o crescimento da cidade, o antigo cemitério de Piracicaba, que se localizava na atual Praça Tibiriçá, onde fica hoje a Escola Estadual Moraes Barros, passou a enfrentar vários problemas, como localização muito próxima do centro da cidade, problemas na conservação e administração do local, falta de condições sanitárias, dentre outros.

Por isso, a Câmara decidiu mudar definitivamente o cemitério público para o Cemitério da Saudade, em 1872, sendo inaugurado no dia 2 de dezembro daquele ano. Dessa forma, o Cemitério dos Protestantes e o Cemitério da Saudade passaram a coexistir na mesma área, sendo separados por um muro.

O PORTAL - No ano de 1906, o então vereador Francisco Morato propõe a construção do portal, o que ocasionou na derrubada definitiva do muro que separava os sepultados de diferentes religiões; foi projetado por Serafino Corso e construído por Carlos Zanotta. É uma construção de caráter monumental, com inspiração no Arco do Triunfo, clássico e tem o estilo eclético pela liberdade estética com que foram usados os elementos clássicos.

Na entrada, há quatro figuras em relevo representando serafins e querubins, todas diferentes entre si. O portão de ferro foi trazido da Alemanha pelo arquiteto Serafino Corso e a epígrafe Omnes Similes Sumus foi pintada em 1941 pelo artista Joca Adâmoli, atendendo ao pedido do prefeito José Vizioli.

PERSONALIDADES - Entre as personalidades sepultadas no Cemitério da Saudade estão Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil do Brasil; Almeida Júnior, um dos maiores expoentes das artes plásticas do país; os Barões de Rezende e da Serra Negra; Padre Galvão; Dr. Alfredo Cardoso; o cururueiro Parafuso; Ditinha Penezzi, a primeira vereadora mulher eleita; Erotídes de Campos; Thales Castanho de Andrade, precursor da literatura infantojuvenil no Brasil; Cobrinha; Branca de Azevedo; Olívia Bianco; e Luciano Guidotti. Os túmulos de Prudente de Moraes, Almeida Júnior e José Pinto de Almeida são tombados, assim como o Portal. O conjunto dos protestantes, as lápides mais antigas do local, estão em processo de tombamento. O local também conta com sepulturas de personalidades consideradas milagreiras, como Nelsinho da Chupeta, Dr. Alfredo Cardoso e Padre Galvão.




19/03/2024

Simap abre inscrições para a 5ª edição do EducaTrilha na Escola


Podem participar escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 19/03/2024

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), abriu inscrições para a 5ª edição do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. O regulamento e o termo de compromisso para a inscrição da escola estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/. O primeiro encontro formativo acontece no dia 28/03, das 8h às 11h, no Horto de Tupi.

O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, comentou sobre as expectativas da edição de 2024. "No ano passado, o EducaTrilha beneficiou mais de 14.200 pessoas e, neste ano, queremos que seja ainda mais transformador para os professores, estudantes e comunidade, trazendo também a educação inclusiva e o enfrentamento das mudanças socioambientais globais".

"Nesta edição teremos a visita em outras áreas protegidas, como é o caso de Ibicatu, proporcionando diversas imersões e conexões com a natureza, por parte das pessoas participantes do programa", acrescentou Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap.

Além da Prefeitura de Piracicaba, o 5ª EducaTrilha na Escola conta ainda com realização do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF). Tem patrocínio da CJ Brasil e apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac); Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba; Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema); Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima); OSCIP Pira 21; Fundação Triunfo; Movimento Tô Aqui; Instituto CLQ; Imaflora; Rotas Afro; Casa do Hip Hop; Oscip Novo Encanto; Pira na Paisagem; e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.


15/03/2024

Prefeitura apoia projeto finalista de competição internacional de biodiversidade e tecnologia


Objetivo do encontro, que aconteceu em Brasília, foi de apresentar os benefícios do programa e possibilitar a criação de parcerias com a entidade

Por CCS / Publicado em 14/03/2024

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, esteve em Brasília ontem, 13/03, na Confederação Nacional de Municípios, para apresentar o conceito, os objetivos e os benefícios do Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, idealizado pelo Executivo. Durante o encontro, também foram abordados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, ação global promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

"Foi um encontro muito produtivo, no qual pudemos estabelecer parcerias estratégicas para ampliar o alcance do Programa de Certificação em ESG, que já está com quase 100 empresas inscritas. Esperamos divulgar mais novidades em breve", destacou Salvaia.

O programa foi apresentado oficialmente em Piracicaba em 22/02, em um evento no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), para que as empresas interessadas participem com o intuito de obter a certificação do Executivo que reconhece o comprometimento das organizações em conduzir ações mais éticas e positivamente impactantes à sociedade e ao meio ambiente.

Ao ingressar no programa, a empresa terá sua maturidade em ESG medida em 56 itens organizados em seis dimensões, por meio de respostas dadas por elas mesmas em questionário enviado pela Prefeitura. Com o relatório proveniente da avaliação de todos os itens, a empresa pode obter o selo de Organização ESG ou o selo Jornada ESG, sendo que este último é para as organizações que necessitam aprimorar suas práticas. Para assegurar a legitimidade da avaliação, a Prefeitura realizará verificações internas, mantendo a confidencialidade das informações das empresas. O preenchimento do questionário deverá ser feito em até 30 dias após a inscrição.

Como parte do Programa, as empresas classificadas com os selos Jornada ESG ou Organização ESG participarão da ESG Alliance, encontro para discutir melhorias dos indicadores ESG das organizações.

Entre os benefícios em obter a certificação em ESG estão risco reputacional baixo, já que empresas com foco em ESG têm menos chances de crises, uma vez que se tornam mais estáveis e consolidadas; e relacionamento com o mercado financeiro, porque iniciativas ESG podem afetar o valor da empresa, tornando-as importantes para os investidores e aumentando o próprio valor no mercado.

INSCRIÇÕES - Para integrar o processo dentro do programa é necessário inscrição prévia, pelo link direto https://esg2.com.br/cadastro.

O edital completo do programa pode ser acessado na íntegra no site do Diário Oficial (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2024/02/20/ página 39).

12/03/2024

Recicla Pira: Prefeitura lança projeto de educação ambiental para as escolas municipais


Objetivo é conscientizar e engajar a comunidade para construção de um município mais sustentável

Por Educação / Publicado em 08/03/2024

Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, lançou na tarde de ontem, 07/03, no anfiteatro da SME, o projeto Recicla Pira, que prevê ações voltadas para a conscientização e engajamento da comunidade para construção de um município mais sustentável.

O prefeito Luciano Almeida, junto com os secretários de Educação, Bruno Roza, de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, e o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, estiveram presentes para a abertura do evento. Na oportunidade, as equipes das secretarias envolvidas apresentaram o projeto aos gestores da Rede Municipal de Educação.

O projeto-piloto contempla a participação de 10 escolas municipais, e concentrará suas ações nas turmas da educação infantil, abrangendo os alunos dos Jardins I e II, e os anos finais do Ensino Fundamental I, envolvendo os alunos do 5º ano. Em breve, o projeto será expandido para as demais escolas da rede.

As práticas desenvolvidas para o projeto serão registradas pelas escolas municipais por meio de portfólios, os quais serão analisados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. A escola que atender aos critérios de avaliação e tiver maior pontuação será selecionada (uma de cada segmento) e premiada com uma visita pedagógica (local a ser definido).

?O Recicla Pira não é apenas um projeto; é um compromisso com o futuro, um chamado à ação para todos nós. Queremos ir além do ensino formal e promover a conscientização desde cedo. Quero incentivar cada cidadão de Piracicaba a abraçar o Recicla Pira e a fazer a diferença?, destacou o prefeito Luciano Almeida, durante o evento.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que o projeto é uma maneira de moldar a consciência ambiental desde cedo, cultivando valores que se estenderão por toda a vida escolar e além. "A educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Temos mais de 37 mil alunos na rede e a ideia é que eles sejam multiplicadores dessas ações. O Recicla Pira é um passo concreto nessa direção."

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia, destacou o papel das crianças como agentes de mudança. "Ao educarmos as crianças sobre a importância da separação adequada de resíduos, não apenas estamos construindo uma consciência ambiental desde cedo, mas também as capacitando a serem catalisadoras de mudança em seus próprios lares."



12/03/2024

Prefeitura apoia projeto finalista de competição internacional de biodiversidade e tecnologia


Objetivo é usar conhecimento para identificação das espécies da fauna e flora no município

Por CCS / Publicado em 11/03/2024

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), apoia o grupo de pesquisa com sede na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, campus da Universidade Estadual de São Paulo) que é finalista de uma competição internacional de biodiversidade e tecnologia. O projeto busca mapear a biodiversidade das florestas tropicais e as tecnologias desenvolvidas na etapa de pesquisa no Brasil que podem ser usadas para identificação das espécies da fauna e flora no município.

O grupo Brazilian Team é formado por cerca de 100 professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras e alguns estrangeiros, coordenados pelo professor da Esalq/USP, Vinicius Souza Castro. A equipe é uma das seis finalistas do XPRIZE Rainforest, competição internacional de biodiversidade e tecnologia com prêmio total de US$ 10 milhões. Em caso de vitória na final da competição, que acontecerá em julho na Amazônia, o valor recebido vai ser usado em pesquisas e ações de levantamento da biodiversidade das florestas tropicais.

A analista ambiental da Simap Juliana Gragnani, que compõe a equipe de pesquisadores, acompanhou o grupo na viagem a Manaus e Rio Preto da Eva, no estado do Amazonas, que aconteceu entre os dias 24 e 29 de fevereiro, para fazer uma ambientação na Floresta Amazônica. Esta etapa foi importante para testar equipamentos e metodologias no ambiente onde vai acontecer a competição.

?Essas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para estudar a floresta podem ser usadas nas nossas áreas protegidas aqui em Piracicaba, por exemplo?, explica.

O professor da pós-graduação em recursos florestais na Esalq-USP, e coordenador da equipe de Sensoriamento Remoto do Brazilian Team, Paulo Guilherme Molin, explica que esse período de imersão na Amazônia permitiu testar soluções para realizar diagnósticos mais eficientes, em vastas áreas, com o mínimo de interferência humana. "O resultado é uma metodologia que permitirá, por exemplo, melhorar processos de licenciamento ambiental e monitoramento de projetos de restauração, contribuindo para a gestão de projetos ambientais."


05/03/2024

Prefeitura recebe 5 novos veículos para serviços de limpeza pública


Novos caminhões de coleta de lixo têm estampas que incentivam adoção de animais e valorizam arte de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 05/03/2024

A Prefeitura de Piracicaba recebeu cinco novos veículos para renovação da frota de coleta de lixo e operação no tratamento de resíduos sólidos no aterro sanitário da cidade. Dois dos novos caminhões que serão usados na coleta trazem estampas que incentivam a adoção de animais e valorizam a arte e paisagens da cidade, com desenhos feitos pelo artista Diógenes Moura, que mostram o rio Piracicaba e a Rua do Porto.

A entrega técnica dos veículos foi feita na manhã de hoje, 05/03, na rampa de acesso ao Centro Cívico, com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, e representantes da Piracicaba Ambiental, concessionária do serviço de coleta e tratamento de resíduos sólidos na cidade, Danilo Baia, diretor de unidade da empresa, e Sérgio Marques, gerente operacional e de contratos.

Foram entregues dois caminhões compactadores para serem usados na coleta de lixo, e dois caminhões roll on e um trator pá carregadeira para uso no Ecoparque de Piracicaba, que vão operar no tratamento e disposição de resíduos sólidos no aterro. Pelo contrato com a concessionária, os veículos não podem exceder 5 anos de uso, quando deve acontecer a renovação da frota pela empresa, mas desde o ano passado os veículos de coleta também passaram a ser personalizados com estampas temáticas.

Um dos dois novos caminhões que serão usados na coleta de lixo foi personalizado com fotos de animais que estão disponíveis para serem adotados no Núcleo de Bem Estar Animal, para ajudar na campanha de incentivo à adoção de animais, e o outro carrega duas ilustrações feitas pelo artista piracicabano Diógenes Moura que retratam duas paisagens-símbolo da cidade.

"Além de se dedicar à atualização tecnológica, com equipamentos 0 quilômetro, também estamos pensando aqui em conjunto com a empresa a parte estética. As pessoas, quando virem um caminhão de lixo, elas vão ter a curiosidade: deixa eu ver se esse é aquele que eu já vi, já que de um lado tem uma imagem e do outro tem outra. Isso tudo é pra ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores no dia a dia de formas diferentes", disse o secretário da Simap.

"Nós procuramos um artista que é muito reconhecido por suas incríveis obras e bem características da nossa cidade. Com isso veio a ideia de fazer as margens direita e esquerda do rio Piracicaba nas laterais de um dos nossos caminhões. Isso faz parte da nossa estratégia de trazer a comunidade para perto da empresa", completou Baia.

Com os cinco novos veículos entregues hoje, além de outros cinco que foram trocados em dezembro, o serviço de coleta domiciliar passou a operar com 50% da frota renovada, e a usina de tratamento mecânico biológico teve a frota 100% renovada.

"A renovação da frota tem como objetivo proporcionar o melhor desempenho e eficiência das nossas atividades operacionais, seja na coleta de resíduos domiciliares ou no tratamento de resíduos sólidos urbanos. Novos equipamentos proporcionam um melhor desempenho, além de menor emissão de poluentes, tornando nossas atividades mais sustentáveis e proporcionando uma melhor qualidade [do serviço] à população", explicou Marques.




01/03/2024

Prefeitura promove encontro Água & Clima no dia 8/03; inscrições estão abertas


Evento, que integra programação do Mês da Água, vai abordar mudanças climáticas e desigualdades de gênero e raciais no acesso à água

Por CCS / Publicado em 01/03/2024

Para incentivar as reflexões sobre os impactos da crise climática, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), promove no dia 8/03, as 9h às 12h, no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o encontro Água & Clima: Diálogos por um Município mais Sustentável. A ação, que integra a programação do Mês da Água, é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/inscricaoaguaeclima. As vagas são limitadas.

Em consonância com o Dia Internacional da Mulher, data em que acontece o encontro, um dos temas abordados nos diálogos será também a influência das desigualdades de gênero e raciais no acesso à água e na vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas. Além desta temática, o evento terá outras três rodas de conversa simultâneas com os seguintes temas: agroecologia e florestas; áreas protegidas e sua importância para a água e o clima; e educação ambiental no contexto das bacias hidrográficas.

A abertura do encontro será com mesa composta por técnicos do Imaflora e da Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas), que trarão uma contextualização das questões relativas à água e às mudanças climáticas em nossa região.

Após a abertura, o público será dividido entre as quatro salas temáticas, coordenadas por profissionais ligados às áreas-tema, que compartilharão suas experiências e fomentarão o diálogo entre os participantes. O resultado dessas rodas de conversas será compartilhado no encerramento do evento, delineando um panorama de como as diversas temáticas podem contribuir para a promoção da sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas.

O evento Água & Clima: Diálogos por um Município mais Sustentável é promovido pela Simap, em parceria com Imaflora, Rotas Afro, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads), Secretaria Municipal de Educação (SME), Projeto Corredor Caipira e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Fundação Florestal (FF) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e Comclima.

SERVIÇO - Encontro Água & Clima: Diálogos por um Município mais Sustentável. Sexta-feira, 8/03, das 9h às 12h, no Imaflora, que fica na estrada Chico Mendes, 185, bairro Sertãozinho, Piracicaba. Vagas limitadas e inscrições pelo link https://bit.ly/inscricaoaguaeclima.


29/02/2024

Mês da Água: Prefeitura realiza eventos sobre mudanças climáticas


Formação de professores e visitas educativas estão entre os destaques da programação

Por CCS / Publicado em 29/02/2024

Refletir sobre os impactos que as mudanças climáticas têm sobre a água e o que é possível fazer para viabilizar a adaptação diante de cenários que envolvem desde enchentes e chuvas intensas até a escassez hídrica é o tema central do Mês da Água em Piracicaba. A programação desenvolvida pela Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (NEA/Simap), acontece durante todo o mês de março e inclui atividades para todas as idades, entre formação de professores, visitas monitoradas em áreas naturais, plantio de árvores e diálogos com especialistas.

Com o tema A Água nos Une, o Clima nos Move: Diálogos por um Município mais Sustentável, o ciclo de eventos terá início no dia 1º, com o Movimento Escolas pelo Clima, que será realizado na Secretaria de Educação, das 9h30 às 11h30. No mesmo dia, na sede do NEA, a partir das 15h, será realizado o encontro formativo sobre economia circular e Programa Movimento Circular.

Já no dia 8, na sede do Imaflora, das 9h às 12h, acontece o Encontro Água e Clima, com especialistas de diversas áreas para dialogar sobre temas relacionados à questão da água, como desigualdades de gênero e raciais no acesso à água, agroecologia e florestas, a importância das áreas protegidas e da educação ambiental para a água e o clima.

Outro encontro formativo, dessa vez voltado para professores e educadores, será realizado nos dias 9 e 23/03 e 20/04. A ação vai abordar a questão da água no município e a história do desenvolvimento de Piracicaba em torno do rio, com visitas monitoradas ao Parque do Mirante (como parte do programa Mirando Nossas Águas) e à Área de Proteção Ambiental do Tanquã, conhecido como o minipantanal paulista.

No dia 16, das 9h às 12h, crianças a partir dos sete anos e adultos de todas as idades poderão se inscrever para participar da Trilha das Águas, no Horto de Tupi, que levará os participantes a conhecerem os cursos d?água do local, além de abordar a relação entre água e floresta, bacias hidrográficas e a importância da conservação das áreas naturais para a água e o clima. Também neste dia será feito um plantio de árvores como parte do programa Plante Vida, que prevê o plantio de uma árvore para cada nascimento ocorrido no município ao longo do ano.

O Varejão da Paulista recebe, no dia 24, das 9h às 12h, o encontro de meliponicultores. No dia 27, será realizado o 1º Bacia Caipira, com tema União pela Água, Reconexão com a Terra. Por fim, no dia 28, a partir das 8h, o Horto de Tupi será sede do Educatrilha na Escola.

Laís Ferraz Camargo, assessora de projetos da Simap, comentou sobre as expectativas com o ciclo de eventos. "A programação foi pensada para promover a sensibilização dos munícipes, por meio de diálogos, reflexões e troca de experiências, tendo em vista que muitos dos impactos da crise climática são sentidos pela população, como no caso de enchentes, inundações, aumento do nível do mar e secas severas. Esperamos favorecer a participação popular no debate acerca dos impactos da crise climática sobre a água e incentivar reflexões sobre o papel individual e coletivo para o enfrentamento das mudanças climáticas e eventos extremos", disse.

Os eventos do Mês da Água são promovidos pela Simap, em parceria com Imaflora, Rotas Afro, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Projeto Corredor Caipira. Conta ainda com apoio e parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Fundação Florestal (FF) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e Comissão de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima).

Para participação em algumas das atividades será necessária inscrição prévia ? os links serão divulgados em breve. Mais informações e a programação completa do Mês da Água podem ser encontradas em: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.



28/02/2024

Tigres siberianos chegam a santuário em Joanópolis; ambientação foi realizada na manhã de hoje


Comboio com os animais levou cerca de quatro horas de viagem; eles chegaram em segurança e já aproveitam nova casa

Por CCS / Publicado em 28/02/2024

Após cerca de quatro horas de viagem, os tigres siberianos Yuri e Dara, que viviam no Zoológico Municipal de Piracicaba, chegaram à nova casa, no Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP). A chegada dos felinos foi ontem, 27/02, mas a ambientação com o espaço só foi realizada na manhã de hoje, 28/02. Agora, os irmãos já aproveitam a área, que tem 3.000 metros e conta com área de contenção, cambiamento, tela ao redor e em cima, piscina, plataformas e troncos. O Santuário não é aberto à visitação.

Todo o processo da transferência, que teve início às 7h da segunda-feira, 26/02, foi acompanhado pela equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), que conta com veterinário, biólogo e tratadores, além do corpo técnico do Santuário, da Polícia Militar Ambiental e da vereadora Alessandra Bellucci.

O transporte de Yuri e Dara foi acompanhado pelos fundadores da associação, Marcos e Sílvia Pompeu, e pela equipe técnica do Santuário, além da PM Ambiental.

Para a transferência dos dois tigres, foi preparada toda uma dinâmica especial, com alocação das carretas-transporte diretamente no recinto. As entradas dos felinos, cada qual em sua carreta, aconteceu após 24h de espera, na manhã de ontem. O processo foi demorado porque é aguardado que os animais entrem na carreta no tempo e na vontade deles, ou seja, de forma natural, como meio de evitar o estresse dos tigres siberianos. O acordo de transferência dos irmãos tigres foi assinado no dia 24 de maio de 2023.

A transferência dos tigres siberianos para o Santuário visa proporcionar um espaço maior e mais adequado para a vivência dos animais, que ficarão mais próximos da natureza.

Joanópolis fica a 180 quilômetros de Piracicaba, próxima da divisa com Minas Gerais. O Santuário Rancho dos Gnomos tem como propósito atuar no resgate, acolhimento e cuidados de animais domésticos, silvestres e exóticos.

Yuri e Dara chegaram ao Zoo Municipal em junho de 2019. Os irmãos têm cerca de sete anos e durante toda a estadia em Piracicaba, receberam alimentação balanceada de acordo com a espécie e gosto, atividades de enriquecimento ambiental, tratamento veterinário diário e seus exames estão em dia.





27/02/2024

Tigres siberianos são transferidos do Zoo Municipal para santuário em Joanópolis


Felinos viverão agora em um espaço com 3.000 metros e ambientado

Por CCS / Publicado em 27/02/2024

Os tigres siberianos Yuri e Dara ganharão uma nova casa, com muito mais espaço e adequações para a espécie. Os felinos, que são irmãos, saíram hoje, 27/02, do Zoológico Municipal em direção à Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), organização não-governamental, em Joanópolis (SP). A área que os dois animais vão agora habitar conta com 3.000 metros e é ambientado de acordo com as necessidades da espécie. O Santuário não é aberto à visitação.

Todo o processo da transferência, que teve início às 7h de ontem, 26/02, foi acompanhando pela equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), que conta com veterinário, biólogo e tratadores, além do corpo técnico do Santuário, da Polícia Militar Ambiental e da vereadora Alessandra Bellucci.

Para a transferência dos dois tigres, foi preparada toda uma dinâmica especial, com alocação das carretas-transporte diretamente no recinto. As entradas dos felinos, cada qual em sua carreta, aconteceu após 24h de espera, na manhã de hoje. O processo foi demorado porque é aguardado que os animais entrem na carreta no tempo e na vontade deles, ou seja, de forma natural, como meio de evitar o estresse dos tigres siberianos. O acordo de transferência dos irmãos tigres foi assinado no dia 24 de maio de 2023.

O transporte de Yuri e Dara é acompanhado pelos fundadores da associação, Marcos e Sílvia Pompeu, e pela equipe técnica do Santuário, além do subtenente César, sargento Ezequiel e cabo Colombo da PM Ambiental. O comboio com os animais saiu do Zoo hoje, por volta das 14h.

Sílvia conta que a carreta é específica para este porte de animal, com ventilação adequada e conta ainda com câmera para monitoramento durante o percurso. "Durante todo o caminho os animais serão monitorados e faremos paradas estratégicas para observação, alimentação e hidratação", explicou Sílvia.

Entretanto, a inserção do casal de tigres não será imediata. Segundo Sílvia, ao chegarem no recinto, ainda passarão algumas horas dentro do recinto de transporte, par